SóProvas


ID
2334016
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O profissional de enfermagem deve saber que o produto para saúde semi-crítico utilizado na assistência de inaloterapia, antes da utilização em outro paciente, deve ser submetido à

Alternativas
Comentários
  • Artigos semicríticos: Aquele que entra em contato com a pele não íntegra ou com mucosa do paciente. Requer desinfecção de alto nível ou esterilização para uso.

  • Gabarito: Letra A.

     

    Complementando

     

    De acordo com RESOLUÇÃO - RDC Nº 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012

    Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências.

     

     

    Art. 12 Produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de desinfecção de alto nível, após a limpeza.

     

    Parágrafo único. produtos para saúde semicríticos utilizados na assistência ventilatória, anestesia e inaloterapia devem ser submetidosà limpeza e, no mínimoà desinfecção de nível intermediário, com produtos saneantes em conformidade com a normatização sanitária, ou por processo físico de termodesinfecção, antes da utilização em outro paciente;

     

     

    Obs: Produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos:

     

    Regra: no mínimo,desinfecção de ALTO nível.

     

    Exceção:assistência ventilatória, anestesia e inaloterapia,no mínimo, desinfecção de nível intermediário.

  • Letra a,

    Artigos semicríticos: Aquele que entra em contato com a pele não íntegra ou com mucosa do paciente. Requer desinfecção de alto nível ou esterilização para uso

    limpeza e, no mínimo, à desinfecção de nível intermediário, com produtos saneantes, ou por termodesinfecção.

  • Produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos no mínimo,desinfecção de ALTO nível.
    Exceção:assistência ventilatória, anestesia e inaloterapia,no mínimo, desinfecção de nível intermediário.

  • Artigos não críticos: Aquele utilizado em procedimentos com baixíssimo risco de desenvolvimento de infecções associadas ou que entra em contato apenas com pele íntegra. Requer limpeza apenas ou desinfecção de baixo ou médio nível, dependendo do risco de transmissão secundária de microrganismos de importância epidemiológica. Exemplos: roupas de cama e banho e mobiliário de paciente, paredes e pisos, termômetro axilar, diafragma de estetoscópio, aparelhos de pressão.

    Artigos críticos: Aquele utilizado em procedimentos de alto risco, que penetra tecidos ou órgãos. Requer esterilização para uso. Exemplos: instrumental cirúrgico, agulhas hipodérmicas, cateteres vasculares, pinças de biópsia, peças de mão de motores.

    Artigos semicríticos: Aquele que entra em contato com a pele não íntegra ou com mucosa do paciente. Requer desinfecção de alto nível ou esterilização para uso. Exemplos: equipamentos de terapia respiratória e de anestesia, endoscopia. Portanto os inaladores se enquadram nesse critério, limpeza e, no mínimo, à desinfecção de nível intermediário, com produtos saneantes, ou por termodesinfecção.

    Os artigos para inaloterapia são termossensiveis por isso não podem sofrer esterilização em autoclave gravitacional ou desinfecção de alto nível em estufa.


    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibligorafia


    Brasil. Minstério da Saúde. Portaria nº 3.012, de 1º de dezembro de 2009.

    Brasil. Agencia Nacional de VigiLância Sanitária – Anvisa. Consulta Pública nº 104, de 23 de dezembro de 2002. DOU de30/12/2002.