SóProvas


ID
2334019
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o National Pressure Ulcer Advisory Panel − Consenso NPUAP 2016 adaptada Culturalmente para o Brasil, as lesões por pressão são categorizadas e definidas como:

Categoria da lesão por pressão

I. Estágio

II. Estágio

III. Estágio

IV. Estágio

V. Não Classificável

Definição

1 ( ) Perda da pele em sua espessura total e perda tissular com exposição ou palpação direta da fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem ou osso. 

2 ( ) Pele íntegra com área localizada de eritema que não embranquece e que pode parecer diferente em pele de cor escura. 

3 ( ) Perda da pele em sua espessura total e perda tissular na qual a extensão do dano não pode ser confirmada porque está encoberta pelo esfacelo ou escara. 

4 ( ) Perda da pele em sua espessura parcial com exposição da derme. 

5 ( ) Perda da pele em sua espessura total na qual a gordura é visível e, frequentemente, tecido de granulação e epíbole (lesão com bordas enroladas) estão presentes.

Considerando o quadro acima, a sequência da definição que corresponde à respectiva categoria está descrita, de cima para baixo, em

Alternativas
Comentários
  • Gab B 

     

  • Gabarito: Letra B ( IV, I, V, II e III).

     

    Complementando

     

     

    Categoria da lesão por pressão

     

     

    Estágio IV.

    Perda da pele em sua espessura total e perda tissular com exposição ou palpação direta da fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem ou osso. 

     

    Estágio I.

    Pele íntegra com área localizada de eritema que não embranquece e que pode parecer diferente em pele de cor escura. 

     

    Não Classificável ( V )

    Perda da pele em sua espessura total e perda tissular na qual a extensão do dano não pode ser confirmada porque está encoberta pelo esfacelo ou escara. 

     

    Estágio II.

    Perda da pele em sua espessura parcial com exposição da derme. 

     

    Estágio III.

    Perda da pele em sua espessura total na qual a gordura é visível e, frequentemente, tecido de granulação e epíbole (lesão com bordas enroladas) estão presentes.

     

     

     

  • Gab B.

    Definição

    1 (estagios IV ) Perda da pele em sua espessura total e perda tissular com exposição ou palpação direta da fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem ou osso. 

    2 (estagios I ) Pele íntegra com área localizada de eritema que não embranquece e que pode parecer diferente em pele de cor escura. 

    3 (estagios V ) Perda da pele em sua espessura total e perda tissular na qual a extensão do dano não pode ser confirmada porque está encoberta pelo esfacelo ou escara. 

    4 (estagios II ) Perda da pele em sua espessura parcial com exposição da derme. 

    5 (estagios III ) Perda da pele em sua espessura total na qual a gordura é visível e, frequentemente, tecido de granulação e epíbole (lesão com bordas enroladas) estão presentes.

     

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as lesões por pressão, segundo o National Pressure Ulcer Advisory Panel − Consenso NPUAP 2016 adaptada culturalmente para o Brasil.

    A classificação das leões aumenta à medida que temos afetadas as camadas mais profundas. Sendo assim: 

    (Estágio IV) Perda da pele em sua espessura total e perda tissular com exposição ou palpação direta da fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem ou osso. É o estágio mais grave.

    (Estágio I) Pele íntegra com área localizada de eritema que não embranquece e que pode parecer diferente em pele de cor escura. É semelhante a queimadura proporcionada pelo excesso de exposição ao sol.

    (Não Classificável) Perda da pele em sua espessura total e perda tissular na qual a extensão do dano não pode ser confirmada porque está encoberta pelo esfacelo ou escara, por esse motivo, não há como classificar.

    (Estágio II) Perda da pele em sua espessura parcial com exposição da derme. Expõe apenas camadas superficiais.

    (Estágio III) Perda da pele em sua espessura total, na qual a gordura é visível e, frequentemente, tecido de granulação e epíbole (lesão com bordas enroladas) estão presentes.

    Resposta do Professor: B) IV, I, V, II e III.