SóProvas


ID
2337157
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo de sistema que representa a realidade em termos de objetos é chamado de Programação Orientada a Objetos (POO). Nessa modelagem, temos os objetos que têm propriedades e comportamentos. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que melhor define o conceito de encapsulamento.

Alternativas
Comentários
  • Encapsulamento é a técnica que faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos. Por conta dessa técnica, o conhecimento a respeito da implementação interna da classe é desnecessário do ponto de vista do objeto, uma vez que isso passa a ser responsabilidade dos métodos internos da classe.

     

    Assim que uma classe é criada, seu código e seus dados, os quais são chamados de membros da classe, são determinados. Esses dados recebem o nome de variáveis membro ou variáveis de instância. Já o código tem outra função de formar os métodos, os quais também podem ser denominados como métodos membro.

     

    Tendo em mente que os métodos e as variáveis de uma classe podem ser definidos como públicos ou privados, temos a seguinte situação:

     

     Tudo o que o usuário externo precisa conhecer a respeito de uma classe encontra-se em propriedades ou métodos declarados como públicos (public).

     - Somente os códigos membros da classe são capazes de acessar seus métodos e variáveis privados. Isso garante que não ocorrerão ações inadequadas, mas exige que a interface pública seja planejada com cautela para que o funcionamento interno da classe não seja muito exposto.

     

    Fonte: http://www.devmedia.com.br/conceitos-encapsulamento-programacao-orientada-a-objetos/18702

     

    OBS.: a letra B traz o conceito de herança e a letra C o conceito de polimorfismo.

     

    Bons estudos!

  • O encapsulamento é o mecanismo utilizado dentro da OO (Orientação Objeto) para restringir o acesso externo ao comportamento interno de um objeto.

    Gabarito: E