-
Abordagem Cognitiva. O termo “cognitivo” refere-se ao processo central do ser humano. Uma abordagem “cognitivista” implica, dentre outros aspectos, se estudar cientificamente a aprendizagem como sendo mais que um produto do ambiente, das pessoas os de fatores que são externos ao aluno.
-
O cognitivismo se refere ao campo do conhecimento que tem como objetivo de estudo os denominados " processos mentais" dificilmente observáveis, como, por exemplo, organização do conhecimento, processamento de informações, estilos de pensamentos ou cognitivos, tomada de decisão e outros. Para a teoria cognitivista, a aprendizagem é resultado do processo de relação do sujeito com o mundo externo que têm consequências no plano da organização interna do conhecimento. Representantes: David Ausubel, Jerome Bruner e Jean Piaget.
-
Nessa abordagem, é valorizada a forma como o aluno lida com os estímulos ambientais, organiza os dados, sente e resolve problemas, adquire conceitos e emprega símbolos verbais.
COGNITIVISTA = INTERACIONISTA
REPRESENTANTE- PIAGET
-
O erro da questão está em dizer que o cognitivismo trata da transmissão de ideias selecionadas, pelo contrário, o cognitivismo considera todo um processo mental de assimilação, acomodação e equilibração, segundo Piaget.