SóProvas


ID
2338348
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao alcoolismo ou Síndrome de Dependência de Álcool,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d) o alcoolismo deve ser diagnosticado considerando a dimensão física, a dimensão psicológica e a dimensão social. 

    Segundo Dalgalarrondo, Paulo. 2008 p. 348. Há certa concordância de que o alcoolismo deva ser diagnosticado com base em três dimensões:

    - Dimensão física, dimensão psicológica , dimensão social. 

  • a) apesar do indivíduo encontrar gratificação em outras fontes, permanece bebendo (E)

    --> O INDIVÍDUO NÃO OBTÉM GRATIFICAÇÃO DE OUTRAS FONTES, APENAS DO ÁLCOOL

    b)  alcoolista crônico tende a reconhecer o seu problema quando passa a apresentar grave comprometimento físico e psicossocial. (E)

    --> NEGAÇÃO: O ALCOOLISTA CRÔNICO, EMBORA MUITAS VEZES JÁ SE APRESENTE GRAVEMENTE COMPROMETIDO PELO USO REGULAR DO ÁLCOOL, TANTO DO PONTO DE VISTA FÍSICO COMO PSICOSSOCIAL, NEGA TERMINANTEMENTE QUE O ÁLCOOL  SEJA UM PROBLEMA EM SUA VIDA.

    c) a alucinose alcoólica ocorre nos períodos de abstinência e se caracteriza por alucinações audioverbais de vozes que falam do paciente na terceira pessoa, falam com ele humilhando-o, desprezando-o. (E)

    --> A ALUCINOSE ALCOÓLICA PODE OCORRER DURANTE A SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA, MAS É MAIS COMUM EM PERÍODOS INDEPENTENTES DELA, ESTANDO O INDIVÍDUO SÓBRIO OU ALCOOLIZADO

    d) o alcoolismo deve ser diagnosticado considerando a dimensão física, a dimensão psicológica e a dimensão social. (C)

    --> GABARITO

    e) o deliriun tremens é caracterizado pelo descontrole sensório motor, observado pelo tremor das mãos do paciente, que tem sua imagem corporal alterada em função do excessivo consumo de álcool. (E)

    --> O DELÍRIUM TREMENS É UMA FORMA GRAVE DE SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA AO ÁLCOOL, EM QUE OCORREM, ALÉM DOS SINTOMAS CLÁSSICOS DO DELIRIUMINTENSAS MANIFESTAÇÕES AUTONÔMICAS, ILUSÕES E ALUCINAÇÕES VISUAIS E TÁTEIS MARCANTES, PRINCIPALMENTE COM INSETOS E PEQUENOS ANIMAIS

     

    FONTE: PSICOPATOLOGIA E SEMIOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAIS - PAULO DALGALARRONDO. PÁGINAS 348 E 349.