SóProvas


ID
2338351
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O diagnóstico de depressão, entre as psicopatologias, ocupa um alto índice de incidência na população em geral, sendo, portanto, uma preocupação no âmbito da saúde pública. Em relação à predominância de sintomas dentre os subtipos de síndromes e transtornos depressivos na

Alternativas
Comentários
  • a) depressão atípica há diminuição da autoestima, fatigabilidade aumentada, dificuldade em tomar decisões ou se concentrar, mau humor crônico, irritabilidade e sentimento de desesperança. Para diagnóstico deste quadro, os sintomas devem estar presentes de forma ininterrupta por, pelo menos, dois anos.  (Não é depressão atípica e sim = Distimia)

     b) distimia, há aumento do apetite e/ou ganho de peso, hipersomnia, sensação do corpo muito pesado, tristeza vital, diminuição da latência do sono REM e ideação de culpa. (Não é distimia e sim = Depressão atípica)

     c) depressão endógena ou melancólica, observa-se a ideação de culpa, perda do apetite, lentificação psicomotora, piora dos sintomas no período da manhã, com melhora no período da tarde e da noite. GABARITO

     d) depressão ansiosa, associados aos sintomas depressivos, observa-se delírio de ruína ou culpa, delírio hipocondríaco ou de negação de órgãos ou alucinações com conteúdos depressivos. ( Não é depressão ansiosa e sim = depressão psicótica)

     e) depressão psicótica, o paciente queixa-se de angústia intensa associada aos sintomas depressivos; não para quieto; insone; irritado; anda de um lado para outro; desespera-se, há presença de forte inquietação psicomotora e ansiedade. Nos casos graves, há risco de suicídio. ( Não é  depressão psicótica e sim depressão agitada ou ansiosa)

    DALGALARRONDO, Paulo; 2008 p. 310, 311,312

  • Está é uma ótima ótima questão para fixarmos conceitos de depressao! Questão preciosa! Bons estudos a todos, foco e vamos juntos!
  • Por favor alguma referência sobre essa afirmativa"com melhora no período da tarde e da noite''

  • GABARITO C

    Distimia- perturbação do humor continua pelo menos 2 anos adultos e 1 em crianças

    Transtorno Depressivo Maior- é caracterizado por episódios distintos de pelo menos 2 semanas duração

    Fonte:DSM-V

     

  • Com características melancólicas:
    A. Uma das seguintes está presente durante o período mais grave do episódio atual:
    1. Perda de prazer em todas ou quase todas as atividades.
    2. Falta de reatividade a estímulos em geral prazerosos (não se sente muito bem, mesmo temporariamente, quando acontece alguma coisa boa).
    B. Três (ou mais) das seguintes:
    1. Uma qualidade distinta de humor depressivo caracterizado por prostração profunda, desespero e/ou morosidade ou pelo chamado humor vazio.
    2. Depressão regularmente pior pela manhã.
    3. Despertar muito cedo pela manhã (i.e., pelo menos duas horas antes do despertar habitual).
    4. Acentuada agitação ou retardo psicomotor.
    5. Anorexia ou perda de peso significativa.
    6. Culpa excessiva ou inadequada

  • Gente, se psicose é mais grave, bastava relacioná-la a alternativa com sintomas mais graves (D)... isso porque sabemos que as bancas invertem conceitos de uma letra pra outra... já excluiria a D e a E. Se é atípico, tem algo nela que foge do normal, correto? uma pessoa com grande apetite e que dorme muito parece ter depressão? não, por isso é atípico! fácil concluir que trocou essa com a A porque qualquer leigo diria que a pessoa da A pode estar com "depressão comum". Sobra a C

    Não são os mais estudios os ou que passam horas lendo sobre que constumam passar... são os que tem uma sacada rápida, estratégica que conseguem pontuar mais e mais rapidamente. Aprender a resolver questões!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Sobre a depressão melancólica ou endógena:

    "Trata-se de um subtipo de depressão na qual predominam os sintomas classicamente endógenos. Sinais e sintomas como lentificação psicomotora, anedonia, alterações do sono e do apetite, piora dos sintomas no período da manhã (melhora no período da tarde e da noite)e idéias de culpa devem fazer o clínico pensar em depressão tipo endógena ou melancólica."

    (Del Porto, 2000)." - Dalgalarrondo, página 311

  • Vejamos a correção das demais assertivas:

    a) características referentes à distimia;

    b) características referentes à depressão atípica;

    d) características referentes à depressão psicótica;

    e) características referentes depressão ansiosa;

    Gabarito: C