SóProvas


ID
2338507
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com o objetivo de evitar invasões e acessos indevidos por meio de requisições SMTP, um Técnico do TRE-SP, hipoteticamente, decidiu bloquear o serviço de e-mail SMTP no Firewall e permitir acesso apenas por Webmail. Para efetivar o bloqueio do serviço SMTP, configurou o Firewall para bloquear requisições pela Porta TCP de número

Alternativas
Comentários
  • É de conhecimento geral que o smtp trabalha com a porta 25 (que não está dentre as alternmativas). Por isso o candidato pode marcar erroneamente a alternativa B(porta 110), por esta se tratar do protocolo pop3 de email. No entanto, o SMTP possui duas portas: 25 e 587. A justificativa para o uso da porta 587 (adotada nos ultimos anos) está aqui:

     

    " A porta 25, por ser utilizada há mais tempo, possui uma vulnerabilidade maior a ataques e interceptação de mensagens, além de não exigir autenticação para envio das mensagens, ao contrário da 587 que oferece esta segurança a mais. A medida foi tomada através do CGI, a fim de minimizar a quantidade de SPAM’s que circulam por domínios brasileiros, a partir da constatação de que no inicio de 2010, o Brasil estava em segundo lugar no ranking mundial de envio de SPAM’s, devido a vulnerabilidades à malwares ou configurações feitas incorretamente. Segundo o CGI, a intenção é que a porta 25 seja bloqueada, minimizando os riscos de invasão. "

     

    Alternativa A.

  • EDITAL 04/2016 - EBSERH/ HUAP-UFF - SUPERIOR

    ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - SUPORTE E REDES

     

    Quanto ao protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), conforme o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, para diminuir o número de spams, recomenda que a porta 25 seja trocada pela:

    a) porta 587

     

    b) porta 443

     

    c) porta 525

     

    d) porta 143

     

    e) porta 110

     

     

    https://www.pciconcursos.com.br/provas/download/analista-de-tecnologia-da-informacao-suporte-e-redes-ebserh-huap-uff-ibfc-2016

  •  a) 587 (SMTP)

     b) 110 (POP3)

     c) 21 (Conexão de controle FTP)

     d) 443 (HTTPS)

     e) 161 (SNMP)

  • nao sabia da 587 nao

     

    Esse protocolo usa por padrão a porta 25 numa rede Transmission Control Protocol (ou 465 para conexão criptografada via SSL). No Brasil, porém, desde 2013, provedores e operadoras de internet passaram a utilizar a porta 587, como medida de segurança para diminuir o número de spams [1].

  • Gabarito A

    A porta 25, por ser utilizada há mais tempo, possui uma vulnerabilidade maior a ataques e interceptação de mensagens, além de não exigir autenticação para envio das mensagens, ao contrário da 587 que oferece esta segurança a mais. A medida foi tomada através do CGI, a fim de minimizar a quantidade de SPAM’s que circulam por domínios brasileiros, a partir da constatação de que no inicio de 2010, o Brasil estava em segundo lugar no ranking mundial de envio de SPAM’s, devido a vulnerabilidades à malwares ou configurações feitas incorretamente. Segundo o CGI, a intenção é que a porta 25 seja bloqueada, minimizando os riscos de invasão.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • SMTP - Para Segurança e Autenticação, usa-se a Porta 465/587.