-
O que dar para matar a questão "Registrar o tráfego de dados em um arquivo de log; guardar o conteúdo muito utilizado em cache." típica funcionalidade do Proxy.
-
Proxy Services (ou firewall de aplicação)
O firewall de aplicação atua intermediando um computador ou rede interna e outra rede (normalmente a internet). Eles são geralmente instalados em servidores bem potentes, pois lidam com grande número de solicitações. O proxy de serviço é uma boa opção de segurança pois não permite a comunicação direta entre origem e destino, fazendo com que todo o fluxo passe por ele e tornando assim possível o estabelecimento de regras que impedem o acesso de determinados endereços externos.
O firewall de aplicação também executa tarefas complementares, como:
Registro de tráfego de dados em arquivo de log;
Armazenamento de conteúdos muito utilizados em cache;
Liberação de determinados recursos apenas mediante autenticação do usuário.
http://www.starti.com.br/blog/quais-os-tipos-de-firewal-e-suas-diferencas/
-
"Liberar recursos mediante autenticação" >> autenticação = camada de aplicação >> firewall de proxy
-
Existem duas maneiras de configurar um servidor Proxy no Linux através do Squid, uma delas é através do Proxy com autenticação, onde cada usuário possui login e senha para acessar conteúdos na Internet
A segunda maneira é através do Proxy transparente, onde a desvantagem do Proxy com autenticação é suprida por uma regra de redirecionamento de portas feita no firewall, assim todas as requisições na porta 80 são repassadas para porta onde o servidor Proxy estiver rodando.
Professor Leonardo Rangel
-
Alternativa correta: D.
Os dois termos-chave que você deve procurar para poder identificar um firewall proxy são autenticação e intermediar a conexão (não possibilitando a conexão direta).