SóProvas


ID
2338531
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Segundo um Perito Forense Digital, toda vez que você deixar uma rede Wi-Fi aberta, outras pessoas podem se conectar e praticar atos ilícitos em seu nome. "Numa perícia, vão identificar sua internet como titular, ou seja, você será responsabilizado em face da lei", afirma.

Como medida preventiva é necessário que se tome precauções para evitar tal responsabilidade.

Por este motivo, dentre as melhores práticas, a aplicação de um método seguro de criptografia é o ideal. Um desses métodos cria um valor dinâmico correspondente à senha, ou seja, a chave de comunicação entre qualquer dispositivo e o roteador muda o tempo todo. Em conjunto com o AES habilitado, este método que foi implementado pelo Wi-Fi Alliance, em 2006, é o sistemapadrão atualmente utilizado e também o mais seguro. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • a) IPSec. - Não se trata de protocolo de criptografia de redes sem fio.

    b) WEP. - É o protocolo de criptografia para redes sem fio mais inseguro que existe.

    c) IPv6. - Referente a endereçamento IP.

    d) WPA 2. Alternativa correta. Utiliza a criptografia AES.

    e) SSH. - Não se trata de criptografia de redes sem fio.

  • WEP --> RC4
    WAP --> RC4
    WAP2 --> AES

  •  

    2015

    As redes sem fio conhecidas como WiFi utilizam o recurso de criptografia, como o WPA2, para melhorar a segurança da informação que trafega pelo ar e que pode ser interceptada e identificada indevidamente. O algoritmo de criptografia utilizado no WPA2 é o:

     a) SSL.

     b) RSA.

     c) WEP.

     d) AES.

     e) DES.

     

     

     

    Na real o WPA2 utiliza TKIP tbm para troca de chaves

     

    vide questao

     

    2017

    A versão do Wi-Fi mais utilizado atualmente é a 802.11g que disponibiliza o recurso de segurança definido pelo padrão 802.11i, o WPA2. Um dos recursos do WPA2 que faz com que ele seja mais seguro é a troca de chaves criptográficas em cada envio de pacote de dados. Esse recurso é implementado pelo

     a) AES.

     b) PSK.

     c) RC4.

     d) MD5.

     e) TKIP.

     

     

  • WPA2: Wi-Fi Protected Acces II

    O sistema-padrão atual e também o mais seguro, implementado pela Wi-Fi Alliance em 2006. A diferença aqui é a maneira como o sistema lida com senhas e algoritmos, excluindo completamente a possibilidade de um ataque de força bruta. Sendo assim, esse é o tipo mais seguro da atualidade. Segundo especialistas, o risco de intrusões para usuários domésticos com WPA2 é praticamente zero.

    Isso se deve a duas outras siglas incompreensíveis. O AES (Advanced Encryption Standard), um novo padrão para a segurança das informações, e o CCMP (Counter Cipher Mode), um mecanismo de encriptação que protege os dados que passam pela rede. O WPA2 é tão complexo que muitos dispositivos, mesmo recentes, não são compatíveis com ele.
    https://www.tecmundo.com.br/wi-fi/42024-wep-wpa-wpa2-o-que-as-siglas-significam-para-o-seu-wifi-.htm

  • Gabarito D

    WPA2, ou também conhecido como padrão IEE802.11i, foi uma substituição da 'Wi-fi Alliance' em 2004 à tecnologia WPA, pois embora fosse bem segura em relação ao padrão anterior WEP, a 'Wi-fi Alliance' teve a intenção de fazer um novo certificado para redes sem fio mais confiável e também necessitava continuar o investimento inicial realizado sobre o WPA.

    O padrão 802.11i substitui formalmente o WEP e outras características de segurança do padrão original 802.11. Sendo assim, o WPA2 é uma certificação de produto disponibilizada pelo 'Wi-Fi Alliance', que certifica os equipamentos sem-fio compatíveis com o padrão 802.11i. Pode-se fazer uma analogia de que o WPA2 é o nome comercial padrão 802.11.i em redes sem-fio.

    Este utilizava um protocolo denominado 'Advanced Encryption Standard (AES)', que é muito seguro e eficiente, mas possui a desvantagem de exigir bastante processamento. O seu uso é recomendável para quem deseja alto grau de segurança, mas pode prejudicar o desempenho de equipamentos de redes não tão sofisticados (geralmente utilizados no ambiente doméstico). É necessário considerar também que equipamentos mais antigos podem não ser compatíveis com o WPA2, portanto, a sua utilização deve ser testada antes da implementação definitiva.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • d-

    IPSec- padrao de seguranca. camada rede OSI e internet tcp/ip. provê autenticacao e integridade pelo AH (authentication header) e autenticacao e confidencialidade pela ESP (encapsulation security payload). IPsec é obrigatorio em Ipv6.

    WEP- (Wired Equivalent Privacy) - faz parte do padrão IEEE 802.11 e usa criptografia RC4 de 64 ou 128 bits.

    WPA 2 - conhecido como IEEE 802.11i, foi criado pela Wi-Fi Alliance e inclui um novo mecanismo de criptografia avançada, que usa o protocolo CCMP (Counter- Mode/CBC-MAC), denominado AES (Advanced Encryption Standard).

    SSH.- Secure Shell (SSH) is a cryptographic network protocol for operating network services securely over an unsecured network. Typical applications include remote command-line, login, and remote command execution, but any network service can be secured with SSH.

    Algorithms:

       EdDSA,ECDSA, RSA and DSA for public-key cryptography.

       ECDH and Diffie–Hellman for key exchange.

       HMAC, AEAD and UMAC for MAC.

       AES (and deprecated RC4, 3DES, DES) for symmetric encryption.

       AES-GCM and ChaCha20-Poly1305 for AEAD encryption.

       SHA (and deprecated MD5) for key fingerprint.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Secure_Shell