“A cultura brasileira e, logicamente, a rica música que se faz e consome no país estruturam-se
a partir de duas básicas matrizes africanas, provenientes das civilizações conguesa e iorubana.
A primeira sustenta a espinha dorsal dessa música, que tem no samba sua face mais exposta. A
segunda molda, principalmente, a música religiosa afro-brasileira e os estilos dela decorrentes.
Entretanto, embora de africanidade tão expressiva, a música popular brasileira, hoje, ao contrário
da afro-cubana, por exemplo, distancia-se cada vez mais dessas matrizes. E caminha para uma
globalização tristemente enfraquecedora”. O trecho do texto “A presença africana na música
popular brasileira”, do cantor, compositor e pesquisador Nei Lopes, indica a raiz africana como a
estrutura principal da música brasileira. De fato, muitas são as manifestações musicais de raízes
africanas distribuídas em todo o território nacional, o que eleva o Brasil a país de diversidade
cultural sem igual no restante do mundo. Sobre essas manifestações, leia os enunciados abaixo:
I) “[...] é a grande alucinação do carnaval pernambucano. Trata-se de uma marcha de ritmo
sincopado, obsedante, violento e frenético, que é a sua característica principal. E a multidão
ondulando, nos meneios da dança, fica a ferver” (Câmara Cascudo).
II) Dança e canto de origem africana, introduzida no Brasil provavelmente por negros
escravizados provenientes de Angola. A dança era descrita como indecente e lasciva pelos
documentos oficiais, que proibiam sua apresentação nas ruas e nos teatros. Sua forma canção foi
a primeira manifestação da música negra aceita pela sociedade colonial brasileira.
III) Introduzido no Brasil no período colonial pelos negros escravizados por meio do batuque e
influenciado por elementos da cultura brasileira, esse gênero nasceu no recôncavo baiano, mas
se afirmou no Rio de Janeiro, onde tornou-se um dos principais elementos da identidade cultural
brasileira. Ocorre em vários estados brasileiros, apresentando características próprias conforme
a região.
IV) Manifestações relacionadas aos cortejos dos Reis de Congo, inicialmente com forte
componente religioso devido à ligação com as irmandades negras do Rosário. Com a perda da
tradição religiosa, o gênero foi convergido para o carnaval, conservando elementos próprios.
No final do séc. XX, o ritmo foi incorporado a outros gêneros musicais (rock, hip-hop, música
eletrônica), dando origem a um forte movimento cultural, o Manguebit.
V) Manifestação cultural marcada pela música, cantos e danças, de forte componente religioso
católico, cujo padroeiro é São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, a grande homenageada.
É realizada em regiões do interior de vários estados brasileiros, principalmente Minas Gerais,
Paraíba, São Paulo, Pernambuco e Ceará.
Escolha a alternativa que contenha a CORRETA associação entre os enunciados e o gênero
musical ao qual se refere.