-
e)A regra de redação para o rádio aconselha que o texto utilize períodos curtos, se possível na ordem direta, para facilitar o entendimento.
-
Se for comentar gentileza colocar informações para agregar conhecimento, em vez de cópia da questão.
-
Use o tempo presente e a voz ativa: Você deve escrever de olho no fluxo da história e expressar o que está acontecendo agora. O forte da TV e rádio é o imediatismo. Para transmitir isso para o ouvinte, use a voz ativa sempre que possível. Tente usar a estrutura de frase com sujeito-verbo-objeto. Por exemplo: "A polícia (sujeito) prendeu (verbo) 21 ativistas (objeto) em protesto no Merlion Park, na tarde de sábado."
Mantenha o texto simples: Atribua uma frase para cada ideia. Seja claro e conciso, foque na história e não tente ser "inteligente" demais. Muito detalhe pode se tornar irrelevante e perder o foco da história. Evite a maioria das palavras de múltiplas sílabas, palavras que são difíceis de pronunciar, e frases longas e complicadas.
Fonte: https://ijnet.org/pt-br/blog/como-escrever-not%C3%ADcias-de-r%C3%A1dio-e-tv
-
Alternativa certa: "e".
Dicas para jornalismo de rádio e TV:
Prepare seus textos em tom de conversa - procure gerar uma ligação com o público. Não fale nem rápido, nem devagar demais.
Obviamente, foque na linguagem mais formal, sem uso abreviações nem gírias.
Utilize frases curtas - evite frases longas, que contenham muitas pausas. Isso deixará seu texto cansativo e difícil de compreender. Seja claro e conciso, foque na história e não tente ser “inteligente” demais. Evite palavras extensas e que são difíceis de pronunciar.
Use a voz ativa - o forte da TV e do Rádio é o imediatismo. Para transmitir isso para o receptor, use a voz ativa sempre que possível.
Boa sorte e bons estudos!
http://academiadojornalista.com.br/texto-jornalistico-de-radio-e-tv/
-
Funcionou de novo: a mais longa é a correta