SóProvas


ID
2340922
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia

Os conceitos contemporâneos da Antropologia, descritos na obra de François Laplantine (2003), se relacionam com a Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A esse respeito, marque V para as sentenças VERDADEIRAS e F para as sentenças FALSAS.

( ) A antropologia contemporânea estabelece uma crítica à ideia tradicional de tecnologia e nesse sentido se aproxima do conteúdo da Lei 11.892/2008.

( ) As origens da antropologia são marcadas por uma postura de hierarquização dos saberes socioculturais.

( ) O evolucionismo, enquanto corrente teórica da Antropologia, está alinhado com a pemissa de educação destacada na Lei 11.892/2008.

( ) No contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia os conteúdos de Antropologia tem a propriedade de subsidiar discussões sobre o papel do trabalho e do trabalhador no cenário sociocultural contemporâneo.

( ) O projeto antropológico do século XVIII, como nos atesta Laplantine (2003), ressaltava a diferença cultural como algo positivo e que deveria ser valorizado.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Verdadeira. A lei fala em promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente. Ou seja, não tem uma visão engessada do que é tecnologia. No senso comum, geralmente entende-se tecnologia como o que é "moderno", "novo", objetos domésticos como televisão, aparelhos celulares. No entanto, a Antropologia desde os evolucionistas, entende que teconologia é tudo aquilo que faz o homem "progredir", evoluir", ou seja, a descoberta de objeto cortante como a faca é um avanço tecnológico da espécie humana. Na obra de Laplantine, o antropólogo refforça a indissociabilidade dos níveis do social (a tecnologia, a ecologia,a família, as instituições políticas, a religião.

    Verdadeira: remete ao evolucionismo

    Falsa: hoje, o evolucionismo é considerado uma corrente ultrapassada porque foi usada para subjulgar povos. Logo, não teria sentido nenhum ter uma lei atual que reafirmasse a visão evolucionista de mundo. 

    Verdadeira: embora na lei, a Antropologia não seja mencionada, acredito que a ideia aqui esteja em sentido mais amplo de  Ciências Sociais. 

    Falsa: a diferença cultural sempre foi vista como um problema, especialmente neste período no qual a referência de civilização era eurocêntrica.