SóProvas


ID
2341594
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O procedimento administrativo que tem por finalidade escolher propostas mais vantajosas para a Administração Pública denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Licitação é o procedimento administrativo formal em que aAdministração Pública convoca, mediante condições estabelecidas em atopróprio (edital ou convite), empresas interessadas na apresentação depropostas para o oferecimento de bens e serviços.

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    Os diversos conceitos apresentados pela doutrina permitem identificar as características fundamentais da licitação:

    Celso Antônio Bandeira de Mello: Licitação é um certame que as entidades governamentais devem promover e no qual abrem disputa entre os interessados em com elas travar determinadas relações de conteúdo patrimonial, para escolher a proposta mais vantajosa às conveniências públicas”.

    Hely Lopes Meirelles: É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse”.

    José dos Santos Carvalho Filho: É o procedimento administrativo vinculado por meio do qual os entes da Administração Pública e aqueles por ela controlados selecionam a melhor proposta entre as oferecidas pelos vários interessados, com dois objetivos – a celebração de contrato, ou a obtenção do melhor trabalho técnico, artístico ou científico”.

    Maria Sylvia Zanella di Pietro: ... o procedimento administrativo pelo qual um ente público, no exercício da função administrativa, abre a todos os interessados, que se sujeitem às condições fixadas no instrumento convocatório, a possibilidade de formularem propostas dentre as quais selecionará e aceitará a mais conveniente para a celebração de contrato”.

    Marçal Justen Filho: É um procedimento administrativo disciplinado por lei e por um ato administrativo prévio, que determina critérios objetivos de seleção da proposta de contratação mais vantajosa, com observância do princípio da isonomia, conduzido por um órgão dotado de competência específica”

    FONTE:  Manual de Direito Administrativo (2019) - Alexandre Mazza.