SóProvas


ID
2342914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca de restaurações diretas e indiretas, julgue o próximo item.

Os compósitos de micropartículas com maior quantidade de matriz polimérica são indicados para restaurações estéticas em dentes anteriores, ao passo que os compósitos híbridos e microhíbridos são recomendados para restaurações pequenas e médias em dentes posteriores.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo. As microhíbridas surgiram justamente por uma mistura entre as micropartículas e híbridas, para que tivéssemos uma boa lisura superficial e maior resistência que as micropartículas, e hoje são mais usadas em dentes anteriores que as micropartículas. De qualquer forma vou trazer um resumo dos 3 tipos: 

    1)MACROPARTTÍCULAS=>1ª geração – década de 60; Quartzo – partículas irregulares de alta dureza (8 a 50 µm); 60 a 65% em volume.
    Características: Impolíveis; Desgaste em posteriores; Baixo coeficiente de expansão térmico linear; Menor contração de polímeros;Alta resistência mecânica. Clearfil, P60
    2)MICROPARTÍCULAS=>2ª e 3ª gerações; Sílica coloidal – partículas muito menores (0,04 µm); 30 a 40% em volume de sílica coloidal; Contraindicação – áreas de solicitação mecânica. Mais indicado para áreas anteriores. Característica:Melhor polimento de resina composta; Alto coeficiente térmico linear; Maior contração de polimerização; Baixa resistência mecânica. Partículas finas. Ex: Durafill
    3)HÍBRIDAS=>Quarta geração; Agente de carga: quartzo, resina pré-polimerizada e vidros que contém metais pesados (radiopacidade). Tamanho médio das partículas: 1 a 5 µm. Quantidade de carga: 80%em peso c/distribuição das partículas homogênea. Características: Políveis; Baixo CETL; Alta contração de polimerização; Alta resistência mecânica; Uso em posteriores. Exs: Tetric, APH, P30.
    4)MICROHÍBRIDAS=>São obtidas através da mistura de partículas híbridas e de micropartículas. 0,2 a 1,5 µm (média de 0,4 µm); Agentes de carga: sílica coloidal e vidro com adição de metais pesados. Quantidade de carga: 75 a 80% em peso. Podem ser usadas tanto em dentes anteriores pela boa estética superficial como em pequenas e médias restaurações posteriores. Exs: TPH, Charisma.

    5)NANOHÍBRIDAS e RESINA À BASE DE SILORANO.