SóProvas


ID
2343721
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente do sexo masculino, de 50 anos de idade, comparece ao consultório odontológico para uma consulta de avaliação, portando um exame radiográfico periapical completo. Ao exame da radiografia dos incisivos superiores, notou-se uma lesão radiolúcida com formato de pera invertida, com margem esclerótica bem delimitada entre os ápices dos incisivos centrais sem evidência de reabsorção radicular. A lesão não apresenta sintomatologia clínica. O diagnóstico mais provável da lesão é o cisto:

Alternativas
Comentários
  •            O cisto do ducto nasopalatino é o cisto não odontogênico mais comum da cavidade oral, ocorrendo em cerca de 1% da população. O cisto do ducto  nasopalatino é mais comum na quarta a sexta décadas de vida. Muitas lesões são assintomáticas, sendo identificadas em radiografias de rotina. 

                  As radiografias geralmente demonstram uma lesão radiolúcida bem-circunscrita próxima ou na linha média da região anterior de maxila, entre os ápices dos incisivos centrais. A reabsorção radicular é raramente notada. A lesão em geral é redonda ou oval, com uma margem esclerótica. Alguns cistos podem ter um formato de pera invertida, possivelmente devido à resistência das raízes dos dentes adjacentes. Outros casos podem exibir o formato clássico de coração, como resultado da sobreposição da espinha nasal ou pelo chanframento causado pelo septo nasal.

    Fonte: Nevile

  • pera invertida - cisto do ducto nasopalatino