SóProvas


ID
2345668
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre as características das argamassas utilizadas na construção civil, considere:
I. Na elevação de uma alvenaria estrutural de blocos cerâmicos, as cintas de amarração, pilaretes e vergas, devem ser preenchidos com graute de cimento CPII-20 e areia, no traço 1:6, e resistência mínima de 25 MPa, devidamente armados com aço estrutural CA60-A, pelo menos.
II. As fissuras de retração que aparecem nas argamassas de emboço, interno e externo, devem-se à falta de adição de cimento, especialmente em traços cuja relação de cimento e areia é próxima de 1:4.
III. A cal, assim como o cimento e o gesso, é um aglutinante, podendo ser do tipo aérea ou hidráulica, dependendo de sua aplicação, mais comumente encontrada em sacos em sua forma hidratada.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Na elevação de uma alvenaria estrutural de blocos cerâmicos, as cintas de amarração, pilaretes e vergas, devem ser preenchidos com graute de cimento CPII-20 e areia, no traço 1:6, e resistência mínima de 25 MPa, devidamente armados com aço estrutural CA60-A, pelo menos. Essa aqui parece conversa de bêbado. Não existe CPII-20, a classificação quanto à resistência à compressão divide-se em CP-25, CP-32 e CP-40. O outro erro é afirmar que graute é feito só com cimento e areia.

     

    II. As fissuras de retração que aparecem nas argamassas de emboço, interno e externo, devem-se à falta de adição de cimento, especialmente em traços cuja relação de cimento e areia é próxima de 1:4. Na verdade, a retração pode ocorrer, entre tantos fatores, pelo excesso de cimento. Pode-se diminuir as fissuras de retração adicionando cal.

     

     

  • Os principais tipos de aços usados em obras são:
    • CA-50 (mais utilizado)
    • CA-60
    CA-25 (pouco utilizado)


    -> AÇO:

     

    CA -50

    CA-60


    CA: Concreto armado


    50: tensão de escoamento 50 Kgf/mm2 ou 500 MPa.  -> Superfície rugosa -> Laminado à quente


    60:tensão de escoamento 60 Kgf/mm2 ou 600 Mpa. -> Superfície lisa -> Trefilação a frio.


    25: resistência característica de tensão de escoamento de 25 kgf/mm2 ou 250 MPa

     

    -> Arames Recozidos: Montar as peças estruturais!

     

    Indispensável para fazer o serviço de montagem das armaduras! Com o arame recozido e uma turquesa, o Armador faz a amarração dos elementos de aço (barras, estribos), montando as peças. O mais utilizado em construção civil é o BWG 18.

     

    -> Obs:

     

    -  Cortar, armar e dobrar o aço na obra é necessário mais mão-de-obra (armador e ajudante). Não é indicado para grandes obras.

     

    - Obras que vão consumir grandes quantidades de aço é mais rápido e econômico comprar cortado e dobrado de acordo com o seu projeto.

     

    - As próprias empresas que vendem o aço, fazem o serviço de corte e dobra. O preço do serviço é por quilo (kg) cortado e dobrado e todo o serviço é realizado de acordo com os projetos de armação.

     

    - Atenção para enviar o projeto correto para o serviço de corte e dobra. Em outras palavras: Não envie projetos obsoletos (desatualizados).

     

    - Todo o aço é entregue separado por feixes da mesma posição (ex. N1, N2, N3, etc), 100% identificados por Posição, Bitola, Prancha (projeto).

     

    - Apesar de ser um serviço mais caro, comprar o aço cortado e dobrado reduz o tempo de montagem das armaduras na obra, dessa forma, permite adiantar o dia de concretagem das peças e, também, reduz o número de profissionais de armação.

     

    - Bitola do aço é o diâmetro nominal da superfície transversal da barra de aço.

     

     

    -> Fissura causada pela retração do concreto

     

    A retração plástica, como o próprio nome já diz, é a retração do concreto ainda no seu estado plástico. Devido a esse tipo de retração, as famosas fissuras surgem. Essas fissuras predominam em superfícies horizontais (lajes) e ocorrem logo quando o concreto está sendo lançado na superfície. Alguns fatores como temperatura, umidade do ar, velocidade do vento, relação a/c, entre outros são alguns dos responsáveis por esse tipo de fissura.

     

    Mas porque elas surgem?

     

     Simplificadamente, a retração plástica ocorre quando há uma evaporação de água relativamente rápida. Por densidade, pedra e areia tendem a descer na pasta de cimento e uma parte da água que não está sendo usada na reação de hidratação do cimento aflora na superfície e evapora fazendo com que o concreto se retraia. Isso gera tensões internas que fazem surgir fissuras na superfície. Essa água sobe por um processo de Exsudação.

     

    Além disso, a água também pode ser perdida pela parte de baixo do concreto, seja para o solo ou para o material que o está apoiando.

     

     

    -> A classificação quanto à resistência à compressão:

     

    CP-25

    CP-32

     CP-40.