-
A teoria crítica da sociedade, ao contrário, tem como objeto os homens como produtores de todas as suas formas históricas de vida. As situações efetivas, nas quais a ciência se baseia, não são para ela uma coisa dada, cujo único problema estaria na mera constatação e previsão segundo as leis da probabilidade. O que é dado não depende apenas da natureza, mas também do poder do homem sobre ele.
(Max Horkheimer, Filosofia e Teoria Crítica, 1968, em Textos Escolhidos, Coleção Os Pensadores, p. 163)
-
Segundo Horkheimer : " os fatos que os sentidos nos transmitem são pré-fabricados socialmente de dois modos -por meio do carácter histórico do objeto percebido e do carácter histórico do orgão perceptivo"
-
ô questão nojenta!
-
Consegui errar total: marquei 1 e 3
-
Os fato que os sentidos nos fornecem são pré-formados de modo duplo: pelo caráter histórico do objeto percebido e pelo caráter histórico do órgão perceptivo. Nem um nem outro são meramente naturais, mas enformados pela atividade humana, sendo que o indivíduo se autopercebe, no momento da percepção, como perceptivo e passivo.
-
Li 50x pra poder entender e vou tentar sintetizar com minhas palavras:
O receptor absorve aquele objeto comunicacional pelo histórico que esse objeto tem somado ao seu próprio conhecimento de mundo (órgão perceptivo). Portanto, esse objeto comunicacional que o receptor apreende não é natural, é um produto pré-fabricado pelo humano, e o receptor continua lá, passivo.