SóProvas


ID
234694
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Escola de Frankfurt se constitui numa das principais linhas teóricas de análise dos meios de comunicação, conhecida como teoria crítica. A respeito do assunto, considere os seguintes fatores:

1. Caráter ideológico dos fatos.
2. Caráter histórico do objeto percebido.
3. Caráter mercantil da comunicação.
4. Caráter histórico do órgão perceptivo.

Para os teóricos críticos, os fatos apreendidos pelos sentidos são pré-fabricados devido aos fatores:

Alternativas
Comentários
  • A teoria crítica da sociedade, ao contrário, tem como objeto os homens como produtores de todas as suas formas históricas de vida. As situações efetivas, nas quais a ciência se baseia, não são para ela uma coisa dada, cujo único problema estaria na mera constatação e previsão segundo as leis da probabilidade. O que é dado não depende apenas da natureza, mas também do poder do homem sobre ele.

     

     

    (Max Horkheimer, Filosofia e Teoria Crítica, 1968, em Textos Escolhidos, Coleção Os Pensadores, p. 163)

  • Segundo Horkheimer : " os fatos que os sentidos nos transmitem são pré-fabricados socialmente de dois modos -por meio do carácter histórico do objeto percebido e do carácter histórico do orgão perceptivo"
  • ô questão nojenta!

  • Consegui errar total: marquei 1 e 3

  • Os fato que os sentidos nos fornecem são pré-formados de modo duplo: pelo caráter histórico do objeto percebido e pelo caráter histórico do órgão perceptivo. Nem um nem outro são meramente naturais, mas enformados pela atividade humana, sendo que o indivíduo se autopercebe, no momento da percepção, como perceptivo e passivo.

  • Li 50x pra poder entender e vou tentar sintetizar com minhas palavras:

    O receptor absorve aquele objeto comunicacional pelo histórico que esse objeto tem somado ao seu próprio conhecimento de mundo (órgão perceptivo). Portanto, esse objeto comunicacional que o receptor apreende não é natural, é um produto pré-fabricado pelo humano, e o receptor continua lá, passivo.