SóProvas


ID
2347543
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Não definido

O praguicida que apresenta toxicidade mais intensa nos pulmões levando a lesão dos pneumócitos tipo II, com consequente diminuição da produção de surfactante, levando ao colapso alveolar é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    o PARAQUAT é um herbicida pertencente ao grupo dos dipiridilos, de contato não-seletivos e amplamente usado na agricultura, pe um praguicida extramente tóxico para o ser humano, com dose letald e 10 a 15 ml de solução a 20%, o paraquat é um sal de amônia quaternário bastante solúvel em água e insolúvel em solventes orgânicos.

    É pouco absorvido por via disgestivo (menos que 30% da dose ingerida), a absorção é maior com estomago vazio e pode ser aumentada pela irritação da mucosa gástrica causada pelo próprio paraquat. O paraquat não se liga às proteínas plasmáticas e após a absorção distribui-se por todo o organismo. Os órgãos mais atingidos são os rins, pulmões (pneumócitos I  e II) e músculos.

    Os músculos atuam como reservatório, de onde o paraquat é liberrado lentamente. Isso explica o porquê ele pode ser detectado no plasma e na urina mesmo após meses decorrido da intoxicação.

    Além disso o Paraquato possui efeito cáustico  e por isso produzem lesões locais no tecido que entra em contato.

    As lesões nos risn, coração, fígado, pâncreas e músculos parecem ser explicadas pela alta afinidade do paraquat com os processo de óxido-redução, desencadeando a formação de radicais livres

  • Paraquat