De acordo com o CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO: Art. 8º – Para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente: §1° – No caso de não se apresentar um responsável legal, o atendimento deverá ser efetuado e comunicado às autoridades competentes; §2° – O psicólogo responsabilizar-se-á pelos encaminhamentos que se fizerem necessários para garantir a proteção integral do atendido. Ou seja, a comunicação deve ser feita ANTES do atendimento não eventual.
Só acrescentando... neste caso, não é necessária a autorização do cliente (criança e adolescente).
Alguém pode me informar por que a B está correta? Mais vale as diretrizes da organização do que às do CFP????
não compreendi esta questão.
Karine, na B, pelo que entendi, deve-se observar SE as diretrizes da empresa estão adequadas às normas do CFP
ainda não entendi
Karina, na letra B "considerar as diretrizes da organização em que trabalha em relação às recomendações do CFP."
Ou seja, as diretrizes da organização em que o profissional trabalha
de acordo com (em relação) às recomendações do CFP.
Você considera as diretrizes da organização que você trabalha segundo às recomendações do CFP. (em relação, em concordância, seguindo, tendo de parâmetro...)
Alguém entendeu por que a D faz parte das obrigações do psicólogo? Não localizei nenhuma parte do Código que é preciso haver consentimento do cliente.
art. 7 do Código de Ética.
Art. 8º – Para realizar (ou seja, antes de iniciar) atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito , o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente...
e) informar os responsáveis por crianças e/ou adolescentes sobre o pedido de atendimento psicoterapêutico após (isso tem que ocorrer antes de qualquer coisa) a formação da aliança terapêutica e a autorização do cliente.
Questão muito mal feita. Entendo que a E esteja claramente errada, mas a opção D não está correta também.
Alternativas C, D e E estão incorretas. Questão ridícula e mal formulada, é cada banca imbecil e sem o mínimo de profissionalismo.