SóProvas


ID
2348971
Banca
FUMARC
Órgão
TJM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bases de dados podem ser classificadas em referenciais e de fontes. São exemplos de bases de dados referenciais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

     

    Bases de dados de referência: bases de dados bibliográficos, bases de dados catálograficos, bases de dados referenciais.

    Bases de dados de fontes: bases de dados numéricos, bases de dados de texto integral, bases de dados textuais e numéricos, bases de dados multimídia.

  • Bases de dados de referências, o usuário é encaminhado para uma fonte, que pode ser um documento, uma instituição ou um indivíduo, a fim de obter informações adicionais ou o texto integral de um documento.

    Bases de dados de fontes: contém os dados originais e constituem um tipo de documento eletrônico. Após ter feito uma consulta bem sucedida numa base de dados de fontes, o usuário terá em mãos as informações de que precisa, sem ter de ir buscá-las numa fonte original. Os dados encontram-se disponíveis quer em formato legível por computador, quer em formato impresso. As bases de dados de fontes podem ser agrupadas, segundo seu conteúdo.

    Bases de dados bibliográficos incluem citações ou referências bibliográficas e, às vezes, resumos de trabalhos publicados. Informam ao usuário sobre o que foi publicado e onde se publicou e, na hipótese de a base conter resumos, apresentarão uma síntese do conteúdo do documento original.

    Bases de dados catalográficos mostram o acervo de determinada biblioteca ou rede de bibliotecas. Comumente, essas bases de dados relacionam quais os livros, títulos de periódicos e outros itens que a biblioteca possui em seu acervo, porém não proporcionam informações adicionais sobre o conteúdo desses documentos.

  • Acrescentando....

    (ROWLEY, 2002, p. 109-110).

    Gab. D