SóProvas


ID
2348995
Banca
FUMARC
Órgão
TJM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na avaliação de um sistema de recuperação da informação (SRI), um dos principais objetivos é medir os diversos parâmetros que exprimem sua capacidade de recuperar os registros de recursos informacionais nele armazenados, a partir da demanda do usuário formulada mediante uma pergunta ou estratégia de busca. Relacione o termo ao conceito. 

1 Rejeição
2 Seletividade
3 Especificidade
4 Tempo de resposta
5 Esforço do usuário
6 Cobertura
7 Novidade

( ) É o percentual de documentos não pertinentes eliminados comparado com o conjunto de documentos não pertinentes existentes no sistema.
( ) É a proporção de documentos recuperados que não são do conhecimento anterior do usuário.
( ) É o tempo que ele passa fazendo a pesquisa propriamente dita ou negociando com o sistema e ainda o tempo que ele passa selecionando os documentos, separando os documentos pertinentes dos não pertinentes.
( ) É a proporção de documentos pertinentes comparado com o conjunto de documentos. Este fator influencia diretamente a pesquisa, na medida em que, quanto mais documentos fora do assunto que esta sendo pesquisado o sistema tiver, mais aumentam as possibilidades de ruído e de silêncio.
( ) A proporção de referências ou de documentos não pertinentes recuperados comparados com o número total de material não pertinente existente no sistema.
( ) É o intervalo decorrido entre o envio da pesquisa ao sistema e a realização da pesquisa, com o envio da resposta.
( ) É a proporção de documentos incluídos na base de dados que se refere ao assunto solicitado. 

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Lubisco (2011, p. 128-129):

    As outras medidas de eficácia relacionadas com a busca e recuperação de informação em um SRI são:

    A rejeição – a proporção de referências ou de documentos não-pertinentes recuperados comparados com o número total de material não-pertinente existente no sistema.

    A seletividade – é o percentual de documentos não pertinentes eliminados comparado com o conjunto de documentos não-pertinentes existentes no sistema.

    Especificidade – é a proporção de documentos pertinentes comparado com o conjunto de documentos. Este fator influencia diretamente a pesquisa, na medida em que, quanto mais documentos fora do assunto que está sendo pesquisado o sistema tiver, mais aumentam as possibilidades de ruído e de silêncio. 

    O tempo da resposta – é o intervalo decorrido entre o envio da pesquisa ao sistema e a realização da pesquisa, com o envio da resposta. Se o sistema tem índices de revocação e de precisão de qualidade igual; quanto mais curto for o tempo de resposta, mais satisfatório é o sistema.

    O esforço do usuário – é o tempo que ele passa fazendo a pesquisa propriamente dita ou negociando com o sistema e ainda o tempo que ele passa selecionando os documentos, separando os documentos pertinentes dos não-pertinentes; quanto menor for o esforço do usuário nesta atividade, mais satisfatório é o sistema.

    A cobertura – é a proporção de documentos incluídos na base de dados que se refere ao assunto solicitado. Ainda que excepcionalmente o índice de revocação seja 100%, dificilmente a base de dados terá todos os documentos existentes sobre um determinado assunto. Se ela tiver 50% dos documentos existentes sobre o assunto em pauta, o que é difícil de determinar com segurança, a pesquisa estará 50% completa.

    A novidade – é a proporção de documentos recuperados que não são do conhecimento anterior do usuário. Quanto mais elevado for este índice, mais o sistema cumpre seu papel fundamental de manter o usuário informado. Este critério é muito útil para as pesquisas em andamento.

    Gab. B

    LUBISCO, Nídia M. L. (Org.). Biblioteca universitária: elementos para o planejamento, avaliação e gestão. Salvador: EDUFBA, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/5620/1/_Biblioteca.pdf