A Arquivística como uma ciência autônoma desenvolveu-se em função das necessidades de cada época. Destaca-se o século XIX como sendo o período de grandes mudanças que contribuíram para o progresso desta área como uma ciência, tendo como grandes marcos 1) a Revolução Francesa; 2) a publicação do Manual da Associação dos Arquivistas Holandeses; 3) o Principio de proveniência; e 4) a Teoria das Três idades, contribuindo cada um com seus aspectos para o desenvolvimento desta área.
A Revolução Francesa contribuiu para o desenvolvimento da arquivística através da criação dos arquivos nacionais na França e consequentemente houve a proclamação dos direitos de acesso público dos arquivos e ainda o direito do Estado de conservar e preservar os documentos, um fenômeno antes visto durante a vigência do império romano.
Revista Biblioo -edição 54
2 trechos de Rousseau e Couture que justificam as alternativas:
"A Revolução Francesa teve um grande impacto nos arquivos. [...] a principal inovação é sobretudo de ordem ideológica e exprime-se pelo desejo de centralização dos documentos"
"A Revolução reconhecia assim, de maneira oficial, que a conservação e o testemunho dos seus atos e a sua acessibilidade constituíam uma parte importante da missão de um governo."
Dessa forma:
I. Correta. Antes era tudo descentralizado. A revolução veio com a inovação de centralizar os arquivos.
II. Correta. A revolução trouxe a ideia de acesso aos documentos públicos.
III. Errada. Ela contribuiu para a centralização dos arquivos.
Gabarito: C
Fonte: Livro Os fundamentos da disciplina arquivística