-
Gabarito D
Segurança da Informação é a disciplina que visa preservar a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade da informação (CID). São estes os três pilares que detalho a seguir:
Confidencialidade significa garantir que a informação não será conhecida por pessoas que não estejam autorizadas para tal.
Esse conceito é o mais interessante dos três pilares, talvez porque tenha a ver com sigilo e segredo; e isso mexe com a curiosidade humana. No mundo corporativo, também é o aspecto mais estratégico, pois a confidencialidade da informação protege o capital intelectual e por consequência as vantagens competitivas da empresa.
Integridade, por sua vez, significa garantir que a informação armazenada ou transferida está correta e é apresentada corretamente para quem a consulta.
Esse pilar pode ser menos emocionante, mas é absolutamente crítico do ponto de vista operacional, pois valida todo o processo de comunicação em uma empresa ou comunidade.
Toda empresa comunica-se interna e externamente o tempo todo, transmitindo números, resultados, projeções, estratégias, regras, procedimentos e dados em todas as direções; e a comunicação efetiva só acontece quando o emissor e o receptor da informação a interpretam da mesma maneira.
Disponibilidade, significa garantir que a informação possa ser obtida sempre que for necessário, isto é, que esteja sempre disponível para quem precisar dela no exercício de suas funções.
Esse pilar também está ligado à questão operacional da empresa, mas de uma maneira muito mais direta do que a integridade.
No mundo em que vivemos praticamente todos os processos de trabalho de uma empresa dependem de chegada ou busca de uma informação para acontecerem. Quando a informação está indisponível, os processos que dela dependem simplesmente ficam paralisados. Caso haja indisponibilidade de um conjunto grande ou especificamente crítico de informações, a empresa pode parar e entrar em estado de lucro cessante, quando não de prejuízo.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Acredito que caberia recurso. A INTEGRIDADE garante que a informação não foi corrompida ou alterada, mas não que ela seja verdadeira. Digo, uma mensagem falsa(boato, mentira, suposição) pode estar integra mesmo sem ser verdadeira.
-
Jéssica, acredito que quando a questão fala "verdadeira" ela se refere ao fato da informação não ter sido "falsificada". Ou seja, não trata do mérito do conteúdo, mas se foi alterado não. Exemplo: Se um documento com uma notícia falsa foi salvo em algum local, o documento precisa ter o mesmo conteúdo para poder atender a integridade. O fato de ser uma notícia falsa ou não, não tem relação com a integridade do dado.
-
Prezados,
Vamos analisar os itens.
O item I é verdadeiro. Integridade se refere a mensagem ser integra, estar em seu formato original, sem alterações não autorizadas.
O item II é verdadeiro.Autenticação é o ato de confirmar a identidade do usuário, onde confirma-se que ele é quem alega ser.
O item III é falso. Confidencialidade corresponde a apenas as pessoas autorizadas terem acesso ao conteúdo.
Portanto a alternativa correta é a letra D.
-
D. V, V e F. correta
( ) o termo INTEGRIDADE é caracterizado por uma situação em que a informação deve estar correta, ser verdadeira e não estar corrompida. Proteger a informação contra alterações não autorizadas
( ) o termo AUTENTICAÇÃO é caracterizado por uma situação que garante a um usuário ser quem de fato alega ser. Garantir que a informação é proveniente de quem realmente diz ser.
( ) o termo CONFIDENCIALIDADE é caracterizado pela situação que garante a um sistema estar aderente à legislação pertinente.falso; Legalidade = Atributo da segurança que define padrões de acordo com os preceitos das normas e leis.
CONFIDENCIALIDADE = Garantir o acesso à informação somente por pessoas ou entidades legítimas e autorizadas pelo proprietário da informação.
-
GABARITO (D). O Famoso (C.I.D.A)
C CONFIDENCIALIDADE – Somente pessoas autorizadas podem acessar determinada informação.
I INTEGRIDADE – Garante que a informação não será violada durante seu caminho percorrido.
D DISPONIBILIDADE – Garante que a informação deve estar sempre disponível quando requisitada por pessoas devidamente autorizadas.
A AUTENTICIDADE – É o processo de identificação com intuito de que aquela pessoa que está se identificando, é quem realmente ela diz ser.
NÃO REPÚDIO OU IRRETRATABILIDADE – Garante que a determinada pessoa que praticou tal ato não venha posteriormente negar.
O Erro da última está em alegar que o termo CONFIDENCIALIDADE é caracterizado pela situação que garante a um sistema estar aderente à legislação pertinente. quando na verdade este aspecto é da LEGALIDADE.
Fonte: Estratégia Concursos - Segurança da Informação - Prof André Castro.
-
DICA!
Disponibilidade; GARANTE DISPONIBILIDADE
Integridade; GARANTE A NAO ALTERAÇÃO
Confidencialidade; GARANTE O SIGILO
Autenticidade; GARANTE A AUTORIA, OU SEJA, ser quem de fato alega ser..
ESPERO TER AJUDADO!!
-
integridade : garante que o conteúdo nao fui alterado ou violado indevidamente, portanto
(V) o termo INTEGRIDADE é caracterizado por uma situação em que a informação deve estar correta, ser verdadeira e não estar corrompida. ) a primeira parte é verdadeira.
autenticaçao: garante que o emissor nao possa negar a autoria.
( V) o termo AUTENTICAÇÃO é caracterizado por uma situação que garante a um usuário ser quem de fato alega ser.
( F) o termo CONFIDENCIALIDADE é caracterizado pela situação que garante a um sistema estar aderente à legislação pertinente. ESTE É O PRINCIPIO DA LEGALIDADE
A CONFIDENCIALIDADE GARANTE QUE A INFORMÇAO SOMENTE SEJA ACESSADO POR USUARIOS OU APLICATIÇOES AUTORIZADAS.
-
"o termo AUTENTICAÇÃO é caracterizado por uma situação que garante a um usuário ser quem de fato alega ser." A segunda alternativa está errada. Caberia recurso. O termo correto é AUTENTICIDADE. Autenticação é outra coisa.