-
1. A natureza e o porte de empresas similares, para se elaborar um plano de contas comum a todas. Por quê?! Fora letra B e D.
2. A forma jurídica da empresa. Fundamental. Com base nesse informação será definida a legislação a ser seguida.
3. A estrutura organizacional da empresa. Ok!
4. A estrutura do sistema de informação utilizado pelo contador, ou pelo escritório de contabilidade que presta serviços para a empresa. Independende.
5. As características físicas e locais de utilização dos elementos patrimoniais da empresa. Independende.
6. A estrutura de recursos humanos da empresa. Ok!
Correta: A.
-
1. A natureza e o porte de empresas similares, para se elaborar um plano de contas comum a todas. Nada a ver, o plano de contas é indiv
2. A forma jurídica da empresa. Concordo com o que disse o colega: É Fundamental. Com base nesse informação será definida a legislação a ser seguida.
3. A estrutura organizacional da empresa. Saber a estrutura é fundamental, para saber como denominar as contas e quais atividades realiza para saber quais contas serão necessárias.
4. A estrutura do sistema de informação utilizado pelo contador, ou pelo escritório de contabilidade que presta serviços para a empresa.o Sistema de informação será alimentado de acordo com o plano de contas a ser definido, e não ao contrário.
5. As características físicas e locais de utilização dos elementos patrimoniais da empresa. Se a mesa é redonda ou quadrada, se o prédio é térreo ou 1ª andar em nada interfere no plano de contas.
6. A estrutura de recursos humanos da empresa. Não sei justificar essa, alguem se habilita?
-
Caro Camilo, a gestão de processos de Recursos Humanos trabalha de maneira a otimizar e agilizar o acesso à informação e aos relatórios gerenciais. Sendo assim, a estrutura de recursos humanos da empresa é diretamente ligada a que tipo de relatórios gerenciais pode oferecer.
-
Questão muito bem elaborada. Questão A correta.
-
RESPOSTA: A ( 2, 3 e 6 apenas)
Acréscimo aos comentários sobre:
6. A estrutura de recursos humanos da empresa
Pessoal, a estrutura de RH incidirá em custos/planejamento/investimento sejam em : recrutamentos, benefícios, recompensas, avaliações de desempenho dos funcionários ou servidores etc. A estrutura da empresa pode variar de acordo com o tamanho: pequena , médio e grande porte. As quais delinearão a divisão de responsabilidade, de hierarquia , de funções.
Os relatórios gerenciais deverão compor em sua estrutura o RH pois , qualquer empresa ( privada ou pública) é composta de pessoas sendo primordial gerenciar suas funções e investimentos sobre elas. E para uma melhor otimização de recursos ,eficiência e efetividade os recursos tecnológicos da informática, passou a ser essencial.
-
Pessoal, acredito que a dúvida sobre a importância da estrutura do RH para a confecção dos relatórios gerenciais é uma pegadinha da questão.
Não tem a ver com o suposto fato de que o RH otimiza e agiliza o acesso aos relatórios gerenciais, porque talvez essa função não seja de responsabilidade do RH e sim de um sistema de informações que seja acessado diretamente por qualquer funcionário de qualquer setor da empresa.
Também não deve ter a ver com o fato de que o setor de RH gera custos e necessita de planejamento e investimentos, ou que necessita de pessoas para funcionar, pois qualquer setor da empresa (RH, setor de Finanças, de Compras, de Vendas, de Produção, de Marketing etc.) necessita de uma estrutura que demanda custos, investimentos, planejamento e pessoas trabalhando nessa estrutura.
Na verdade, se você considera o item 3 (A estrutura organizacional da empresa) correto, então, automaticamente, o item
6 (A estrutura de recursos humanos da empresa) está correto também, pois a estrutura de RH está dentro da estrutura organizacional da empresa, a qual influencia, através de sua natureza e seu porte, a forma jurídica da empresa (item 2) e, consequentemente, o seu plano de contas e seus relatórios gerenciais.