Requisitos para raio de curvatura de fibra óptica:
1. Cabos de 2 e 4 fibras projetados para cabeamentos horizontais ou centralizados devem suportar um raio de curvatura de 25 mm (1''), quando sem carga.
2. Cabos de 2 e 4 fibras projetados para serem puxados através de caminhos horizontais durante a instalação devem suportar um raio de curvatura de 50 mm (2"), (com carga) sob uma carga de tração de 222 N (50 lbf).
3. Todos os outros cabos de plantas internas devem suportar um raio de curvatura de 10 vezes o diâmetro externo do cabo, quando não estiverem sob carga de tensão, e 15 vezes o diâmetro externo do cabo quando sujeitos à carga de tensão até o limite da capacidade do cabo.
4. Cabos de plantas externas devem suportar um raio de curvatura de 10 vezes o diâmetro externo do cabo, quando não estiver sob carga de tensão, e 20 vezes o diâmetro externo do cabo quando sujeito a uma carga de tensão até o limite da capacidade do cabo.
5. O raio da curvatura para um cabo de backbone de fibra óptica dentro do edifício não deve ser menor que o recomendado pelo fabricante
6. O raio da curvatura para um cabo de backbone de fibra óptica entre edifícios não deve ser menor que o recomendado pelo fabricante.
Observação: A questão Q428122 é bem semelhante a esta.
Fonte: https://www.cercomp.ufg.br/n/1439-cabeamento
2 a 4 fibras -> Raio mínimo: 25mm ->Subsistema de cabeamento: Horizontal e Backbone -> Em repouso.
2 a 4 fibras -> Raio mínimo: 50mm ->Subsistema de cabeamento: Horizontal e Backbone -> Sob tração de 220N.
Multimodo, monomodo e multipares -> Utilização: Planta interna -> Raio mínimo: 10x diâmetro externo ->Subsistema de cabeamento: Horizontal e Backbone -> Em repouso.
Multimodo, monomodo e multipares -> Utilização: Planta interna ->Raio mínimo: 20x diâmetro externo ->Subsistema de cabeamento: Horizontal e Backbone -> Sob tração.