Gabarito C.
Em conformidade com Nogueira (2005, p. 7, grifou-se), pode-se concluir que, com base nos registros profissionais, expressos nas apresentações dos eventos indicados que são fóruns qualificados e reconhecidos como tais pela categoria -, no confronto entre as legitimidades, a dura realidade impõe uma perspectiva crítica que mobiliza os assistentes sociais para além de respostas meramente técnicas. A dimensão política de contestação a uma ordem hegemônica perversa viabiliza ações criativas na linha de sedimentar forças políticas, a partir do reconhecimento do quadro de necessidades sociais que deixam de ser atendidas em nome de prioridades econômicas excludentes.
A) Não nega a ruptura com o conservadorismo, pelo contrário, fortalece.
A) Jamais ações conformista e alienadoras.
D) Não se pode negar as transformações neoliberais, apesar de serem desatrosas, inclusive com seus feitos nefastos no meio da categoria profissional.
E) Vide letra D.
Artigo disponível em < https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/viewFile/6109/5671>.
a) Incorreta - de forma a negar a ruptura com o conservadorismo e firmar o compromisso com a justiça social, com os direitos humanos e com a democracia, pois tais pressupostos figuram no âmbito da luta política mais ampla e não se restringem ao campo profissional.
b) Incorreta - pela ação conformista e alienadora individual, evidenciando a legitimidade da atual postura ético-política aceita e praticada pela categoria profissional, no entanto, ela defende a necessidade dos trabalhadores de serviço social se organizarem por meio de produção.
c) valorizando a dimensão política de contestação a uma ordem hegemônica perversa, viabilizando ações criativas na linha de sedimentar forças políticas, a partir do reconhecimento do quadro de necessidades sociais que deixam de ser atendidas em nome de prioridades econômicas excludentes.
d) Incorreta - reconhecendo que o projeto neoliberal não traz grandes transformações, no campo social, que incidam no cotidiano dos Assistentes Sociais. Portanto, torna-se imperioso que haja aprofundamento desse debate no campo do ensino e pesquisa.
e) Incorreta - a favor de que as análises macroscópicas do fenômeno neoliberal não refletem a realidade cotidiana dos Assistentes Sociais, que, em sua maioria, reconhecem a ampliação dos direitos sociais como consequência da concessão do Estado.