SóProvas


ID
2351866
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As recomendações para prevenção de erros de medicação envolvendo medicamentos potencialmente perigosos são baseadas em:

I. reduzir a possibilidade de ocorrência de erros.
II. descentralizar e rodiziar os locais de preparo desses medicamentos.
III. fortalecer as punições dos erros visíveis.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com o artigo Medicamentos Potencialmente Perigosos de Uso Hospitalar e Ambulatorial-Listas Atualizadas 2015.

     

     

    As recomendações para prevenção de erros de medicação envolvendo medicamentos potencialmente perigosos são baseadas em 3 ( três ) princípios:

     

    (1) reduzir a possibilidade de ocorrência de erros;

     

    (2) tornar os erros visíveis;

     

    e (3) minimizar as consequências dos erros.

     

    Tais princípios orientam o desenvolvimento de estratégias para redução de erros envolvendo esses medicamentos, que devem estar fundamentadas na simplificação e padronização de procedimentos.

  • Considerando-se a prevenção de erros, deve-se destacar o grupo de medicamentos chamados de potencialmente perigosos ou de alta vigilância (highalert medications), que possuem maior potencial de provocar dano no paciente quando existe erro na sua utilização. Erros envolvendo esses medicamentos têm maior gravidade, sendo necessária a adoção de protocolos específicos para prevenção.

    A incorporação de princípios para reduzir erros humanos minimizando os lapsos de memória, promovendo acesso a informações sobre os medicamentos e desenvolvendo padrões internos de treinamento reduz a probabilidade de falhas e aumenta a chance de interceptá-las antes de resultar em prejuízo ao paciente. Portanto a primeira afirmativa está correta.

    O local de preparo de medicamento deve ser mantido em boas condições de higiene, limpeza, iluminação, ventilação, baixo nível de ruído, sem fonte de distração e interrupção, como televisão ou rádio, além de mobiliário e estrutura que facilitem essas ações e a postura corporal. Por isso, não é viável realizar um rodizio do local de preparo das medicações. A segunda afirmativa é falsa.

    A comunicação de erros deve ter, principalmente, um caráter de evolução, descobrir o erro para que não volte acontecer, por isso o foco da questão não é a punição, mas sim, medidas para diminuição do erro. A terceira afirmativa é falsa.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    Uso seguro de medicamentos: guia para preparo, administração e monitoramento / Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. – São Paulo: COREN-SP, 2017.


  • Medicamentos potencialmente perigosos são aqueles que apresentam risco aumentado de provocar danos significativos aos pacientes em decorrência de falha no processo de utilização. São também denominados medicamentos de alto risco ou medicamentos de alta vigilância. 

    As recomendações para prevenção de erros de medicação envolvendo medicamentos potencialmente

    perigosos são baseadas em três princípios:

    (1) reduzir a possibilidade de ocorrência de erros;

    (2)tornar os erros visíveis; e

    (3) minimizar as consequências dos erros.

    Tais princípios orientam o desenvolvimento de estratégias para redução de erros envolvendo esses medicamentos, que devem estar fundamentadas na simplificação e padronização de procedimentos.


    http://www.ismp-brasil.org/site/wp-content/uploads/2015/12/V4N3.pdf