SóProvas


ID
2351908
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para a prevenção de infecção da corrente sanguínea relacionada ao uso de cateter vascular periférico o técnico de enfermagem deve saber que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    De acordo com Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.ANVISA.2013

     

     

    a) Errada.

    4. Realizar a troca da cobertura com gaze estéril a cada 48 horas, ou antes, se estiver suja, solta ou úmida e para cobertura transparente semipermeável a cada 7 dias, ou antes, se suja, solta ou úmida (AI).

     

    b) Errada.

    • O cateter periférico instalado em situação de emergência com comprometimento da técnica asséptica deve ser trocado tão logo quanto possível.

     

    c) Errada.

    Realizar antissepsia com gluconato de clorexidina alcoólica 0,5 a 2%, antes de puncionar o reservatório (AI).

     

    d) Correta.

     

    e) Errada.

    Evitar agulha de aço para a administração de fluidos ou medicamentos que possam causar necrose tecidual se ocorrer extravasamento (AI). Restringir o uso de agulhas de aço para situações como, coleta de amostra sanguínea, administração de dose única ou bolus de medicamentos.

  • Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. ANVISA. 2017

    A) Qualquer cobertura para cateter periférico deve ser estéril, podendo ser semioclusiva (gaze e fita adesiva estéril) ou membrana transparente semipermeável. 

    • Utilizar gaze e fita adesiva estéril apenas quando a previsão de acesso for menor que 48h. Caso a necessidade de manter o cateter seja maior que 48h não utilizar a gaze para cobertura devido ao risco de perda do acesso durante sua troca.

    A cobertura não deve ser trocada em intervalos pré-estabelecidos.

    A cobertura deve ser trocada imediatamente se houver suspeita de contaminação e sempre quando úmida, solta, suja ou com a integridade comprometida. Manter técnica asséptica durante a troca.

     

    B) O cateter periférico instalado em situação de emergência com comprometimento da técnica asséptica deve ser trocado tão logo quanto possível

     

    C) Realizar fricção da pele com solução a base de álcool: gliconato de clorexidina > 0,5%, iodopovidona – PVP-I alcoólico 10% ou álcool 70%

    • Aguarde a secagem espontânea do antisséptico antes de proceder à punção.  

     

    D) GABARITO

     

    E) Agulha de aço só deve ser utilizada para coleta de amostra sanguínea e administração de medicamento em dose única, sem manter o dispositivo no sítio.

  • Gab D.
    Prevenção de infecção da corrente sanguínea relacionada ao uso de AVP ou AVC.

    d

    cateteres com menor calibre causam menos flebite mecânica e menos obstrução do fluxo sanguíneo dentro da veia.

  • menos obstrução CATETER DE MENOR CALIBRE?