SóProvas


ID
2352211
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Alguns analgésicos e anti-inflamatórios são contraindicados para indivíduos hipertensos, pois causam retenção hídrica e sódio no organismo, provocando aumento da pressão arterial. Entre estes, encontram-se os analgésicos

Alternativas
Comentários
  • Duas grandes meta-análises englobando mais de 90 ensaios clínicos, demonstraram que os AINEs podem elevar a pressão arterial. Em ambas, a elevação ocorreu em maior magnitude nos pacientes hipertensos. Na análise de Pope e cols., indometacina e naproxeno elevaram a pressão arterial média em 3,59 mmHg e 3,74 mmHg, respectivamente. O piroxicam exerceu aumento negligível (0,49 mmHg) da pressão arterial média. O aumento da pressão arterial provocado pelos AINEs associou-se ao declínio significante das concentrações de prostaglandinas e renina.

    O conjunto de dados também mostrou que os AINEs interferem com os efeitos anti-hipertensivos das diversas classes desses agentes, especialmente daquelas cujo mecanismo de ação envolve também a síntese das prostaglandinas vasodilatadoras, como diuréticos, inibidores da enzima de conversão da angiotensina e betabloqueadores. Bloqueadores dos canais de cálcio e antagonistas dos receptores de angiotensina II sofreram menor interferência dos AINEs em seus efeitos.

  • Ta, mas e os corticoides? não sabia que eles tambem interferiam na Pressão arterial.

  • Glicocorticóides - Retenção de sódio, aumento da reatividade vascular à angiotensina II e norepinefrina. Os glicocorticóides têm capacidade para alterar tanto o volume circulante quanto a resistência vascular. Isso claro em uso crônico.
  • Porque corticoesteroides? Segundo ANDRADE, eles são seguros em pacientes hipertensos com a doença controlada. Mas na questão não especifica se está controlada ou não.