SóProvas


ID
2352397
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Obter confirmação dos saldos e transações de contas em análise, por pessoa alheia e independente é um procedimento de auditoria conhecido por

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

     

     

    Confirmação externa (Circularização): é a evidência de auditoria obtida como resposta por escrito direta para o auditor de um terceiro (a parte que confirma), em papel, no formato eletrônico ou outro meio.

     

     

     

    Fonte: (NBC TA 505)

  • Resposta CERTA. 

     

    Definição de Circularização: confirmação, juntos a terceiros, de fatos alegados pela entidade.

     

    Há dos tipos: POSITIVO NEGATIVO

    Positivo: quando há necessidade  de resposta.

    Negativo: quando a resposta for necessária em caso de discordância.

  • NBCTA 500

    Confirmação externa

    A18. Uma confirmação externa representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. Os procedimentos de confirmação externa frequentemente são relevantes no tratamento de afirmações associadas a certos saldos contábeis e seus elementos. Contudo, as confirmações externas não precisam se restringir apenas a saldos contábeis. Por exemplo, o auditor pode solicitar confirmação de termos de contratos ou transações da entidade com terceiros; a solicitação de confirmação pode ser planejada para perguntar se foram efetuadas quaisquer modificações no contrato e, em caso afirmativo, quais são os detalhes relevantes. Os procedimentos de confirmação externa também são utilizados para a obtenção de evidência de auditoria a respeito da ausência de certas condições, por exemplo, a ausência de acordo paralelo (side agreement) que possa influenciar o reconhecimento da receita. Ver NBC TA 505 para orientação adicional.

  •  a) Inspeção. envolve o exame de registros ou documentos, internos
    ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias,
    ou o exame físico de um ativo 

     d) Circularização (Confirmação Externa): representa evidência de
    auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte
    que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia.

    A NBC TA 505 trata especificamente da Confirmação Externa. Ela
    lista dois tipos de confirmação:
    1) Solicitação de confirmação positiva é a solicitação de que a parte que
    confirma responda diretamente ao auditor indicando se concorda ou
    discorda
    das informações na solicitação, ou forneça as informações
    solicitadas.
    2) Solicitação de confirmação negativa é a solicitação de que a parte que
    confirma responda diretamente ao auditor somente se discorda das
    informações fornecidas na solicitação.

     

  • Letra (d)

    A questão aborda um dos tipos de procedimentos de auditoria que o auditor utiliza durante a realização de seus trabalhos, qual seja, a circularização (confirmações externas ou confirmações com terceiros). Segundo a NBC TA 505, confirmação externa é a evidência de auditoria obtida como resposta por escrito direta para o auditor de um terceiro (a parte que confirma), em papel, no formato eletrônico ou outro meio.

  • NBC TA 500, A18. 

    Uma confirmação externa representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. Os procedimentos de confirmação externa frequentemente são relevantes no tratamento de afirmações associadas a certos saldos contábeis e seus elementos.

    Resposta: D

  • Gab. Letra D

    Técnicas de Auditoria

    Conciliação = Comparação = verificar se os dados estão de acordo.

    Inspeção: exame de REGISTROS e DOCUMENTOS, internos ou externos OU o exame FÍSICO de um ativo.

     

    Observação: exame do PROCEDIMENTO executado por outros.

     

    Indagação / Entrevista: BUSCA DE INFORMAÇÕES junto a pessoas com conhecimento das transações, dentro ou fora da entidade. Podem ser formais (escritas) ou informais (dadas verbalmente).

     

    Recálculo / Cálculo: EXATIDÃO MATEMÁTICA. É a técnica mais simples e a mais completa.

     

    Reexecução: execução independente, PELO AUDITOR, de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle INTERNO da entidade.

     

    Conciliação: verificar a compatibilidade entre os SALDOS das contas sintéticas com aquelas analíticas, ou ainda confronto dos registros internos com os externos (ex: extrato do BB com conta “BCM”).

     

    Procedimentos Analíticos: estudo das relações entre dados FINANCEIROS e NÃO FINANCEIROS. Realizado por meio da verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios. Ex: comparação da despesa com funcionários com o nº de funcionários.

    Exame documental: observar se as transações realizadas estão devidamente documentadas, se a documentação que suporta as operações contém indícios de inidoneidade e se profissionais competentes realizaram as transações e produziram a documentação-suporte;

    Conferência de cálculos: conferir a apuração realizada por terceiros e, fazendo-se necessária a efetivação de apurações próprias, compará-las, ao final, com aquelas apresentadas pelo fiscalizado;

    Revisão analítica: averiguar o comportamento de valores significativos, mediante ÍNDICES, QUOCIENTES E QUANTIDADES ABSOLUTAS, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas.

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia / NAG 4402.2

    ➤ Analisando cada alternativa: 

    Letra A: Inspeção: é o ato físico de verificação, atento e minucioso do objeto (ex. bens móveis e imóveis) sob exame, dentro ou fora das instalações do ente auditado, observando-o no seu aspecto estrutural, com o objetivo precípuo de constatar a sua existência, características ou condições físicas. (NAG 4402.2.6) 

    Letra B: Participação. Não é um procedimento de auditoria disposto nas NAGs. 

    Letra C: Avaliação. Não é um procedimento de auditoria disposto nas NAGs. 

    Letra D: Confirmação  externa  ou  circularização:  é  o  procedimento  praticado  visando  obter  de terceiros, ou de fonte interna independente, informações sobre a legitimidade, regularidade e exatidão do universo ou de amostras representativas, mediante sistema válido e relevante de  comprovação,  devendo  ser  aplicado  sobre  posições  representativas  de  bens,  direitos  e obrigações do ente auditado. (NAG 4402.2.8) 

    Letra E: Conferência. Não é um procedimento de auditoria disposto nas NAGs.