SóProvas


ID
2352481
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Viga contínua enrijecida com uma combinação de montantes sob compressão e cabos tracionados diagonais correspondem à descrição da viga do tipo

Alternativas
Comentários
  • Viga vagão > http://2.bp.blogspot.com/-ng7CtKNeOkI/U2j7tQZZ37I/AAAAAAAAALY/BgfTztSQ_mw/s1600/5.png

    https://i.pinimg.com/originals/e7/fd/5d/e7fd5d64a4b63643e7efc6c3eb0d9c4b.jpg

  • http://grandes-vaos-n6b.blogspot.com/2014/04/vigas-vagao.html

  • Vigas vagão são aquelas constituídas por barras e tirantes de aço, onde a aplicação destes últimos atuam na redução dos esforços de flexão e deformações da peça, permitindo a diminuição na altura da viga. Em outras palavras, são a união de vigas contínuas de alma cheia (aço ou madeira) junto a cabos de aço que são posicionados na região inferior e apoiados por montantes tracionados. Desse modo, conseguem vencer maiores vãos, mantendo a menor seção possível e a esbelteza da peça. Segundo o engenheiro Yopanan Rebello, “o termo ‘vagonada’ deriva diretamente de sua aplicação como apoio em vagões de trem”

  • A viga Vierendeel é um sistema estrutural formado por barras que se encontram em pontos denominados nós, assim como as treliças. É como se dentro de um quadro rígido (com todas as articulações enrijecidas), formado por uma viga superior e uma inferior, fossem colocados montantes, e a influência de uma barra em outra provoca a diminuição nas suas deformações e, em consequência, nos esforços atuantes, permitindo que o conjunto possa receber um carregamento maior ou vencer um vão maior.

    As barras horizontais da viga Vierendeel são chamadas de membruras e as verticais, montantes. A membrura superior e os montantes estão sujeitos a esforços de compressão simples, a momento fletor e a força cortante. Já a membrura inferior a tração simples, a momento fletor e a força cortante.