SóProvas


ID
2353360
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a Política Nacional de Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 

( ) É resultado da mobilização de usuários, familiares e trabalhadores da saúde, iniciada na década de 1980 com o objetivo de substituir o modelo de atenção médico-psiquiátrico pelo modelo de atenção psicossocial.
( ) O processo de mudança da atenção à saúde mental no Brasil se expressa especialmente por meio do Movimento Social da Luta Antimanicomial e de um projeto coletivamente produzido de mudança do modelo de atenção e de gestão do cuidado: a Reforma Psiquiátrica. 
( ) Apesar de a Estratégia Saúde da Família ser considerada a porta de entrada dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Mental prioriza esse cuidado à atenção terciária. 
( ) A abordagem em redução de danos é um método utilizado no trabalho em saúde, pautado por uma ética da relação baseada na autonomia, no diálogo e na responsabilização unilateral do usuário.

Alternativas
Comentários
  • A atual política de saúde mental brasileira é resultado da mobilização de usuários, familiares e trabalhadores da Saúde iniciada na década de 1980 com o objetivo de mudar a realidade dos manicômios onde viviam mais de 100 mil pessoas com transtornos mentais. essa mudança buscou substituição de um modelo de saúde mental baseado no hospital psiquiátrico por um modelo de serviços comunitários com forte inserção territorial. Esse processo de mudança se expressa especialmente por meio do Movimento Social da Luta Antimanicomial e de um projeto coletivamente produzido de mudança do modelo de atenção e de gestão do cuidado, ou seja, a Reforma Psiquiátrica. Portanto a primeira e a segunda afirmativas são verdadeiras.

    A Estratégia Saúde da Família (ESF), eixo estruturante da Atenção Básica à Saúde, concebe a família de forma integral e sistêmica, como espaço de desenvolvimento individual e grupal, dinâmico e passível de crises, inseparável de seu contexto de relações sociais no território em que vive. A Estratégia Saúde da Família é considerada a porta de entrada dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive pela Política Nacional de Saúde Mental. A terceira afirmativa é falsa.

    A Redução de Danos (RD) é uma estratégia da Saúde Pública que busca minimizar as consequências adversas do consumo de drogas do ponto de vista da saúde e dos seus aspectos sociais e econômicos sem, necessariamente, reduzir esse consumo. A RD é um método utilizado no trabalho em saúde, pautado por uma ética da relação baseada na autonomia e no diálogo.  Porém, a responsabilidade não é exclusiva do paciente, mas também da equipe e da família. Portanto a última afirmativa é falsa.


    Gabarito do Professor: Letra A



    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde mental / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.


  • ( v ) É resultado da mobilização de usuários, familiares e trabalhadores da saúde, iniciada na década de 1980 com o objetivo de substituir o modelo de atenção médico-psiquiátrico pelo modelo de atenção psicossocial.  - Caderno de atenção Básica nº 34 , pag. 21

    (V ) O processo de mudança da atenção à saúde mental no Brasil se expressa especialmente por meio do Movimento Social da Luta Antimanicomial e de um projeto coletivamente produzido de mudança do modelo de atenção e de gestão do cuidado: a Reforma Psiquiátrica.

    (F ) Apesar de a Estratégia Saúde da Família ser considerada a porta de entrada dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Mental prioriza esse cuidado à atenção terciária. - CUIDADO EM BASE COMUNITÁRIA

    ( F ) A abordagem em redução de danos é um método utilizado no trabalho em saúde, pautado por uma ética da relação baseada na autonomia, no diálogo e na responsabilização unilateral do usuário. É --> Co-responsabilidade profissional-usuário