SóProvas


ID
2353432
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre a elaboração do Plano Alimentar, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • c) Variedade, moderação, adequação e proporcionalidade são leis fundamentais da alimentação que devem ser consideradas no planejamento alimentar.

  • Por que ele coloca somente a lei da adequação como universal?

  • Wanessa, respondendo à sua pergunta:

    As leis da Alimentação são: Adequação, Quantidade, Qualidade e Harmônia, no entanto, dependendo do estado de saúde que a pessoa se encontra você não conseguirá oferecer uma alimentação que seja de acordo com todas as quatro leis. Pois você vai sempre ter que partir do ponto de vista em que alimentação deve ser adequada ao estado de saúde em que ele se encontra mesmo que esteja conflitante com as outras leis: no caso de pacientes enfermos ou com estado nutricional alterado.

    Espero ter ajudado.

  • Somente a lei da adequação é universal porque é aplicável sem exceção, a indivíduo enfermo ou são.

    As demais leis, devido ao regime dietoterápico poderão ser alterados ou eliminados. Ex.: Se o indíviduo está tratamento conservador, não será ofertado potássio, então não se aplicará a lei da qualidade e harmonia.

  • AS LEIS DA ALIMENTAÇÃO:

    a) LEI DA QUALIDADE: Fornece diariamente quantidade de alimentos suficiente para dar saciedade para o bom funcionamento orgânico, suprir as energias e manutenção da saúde do individuo.

    b) LEI DA QUALIDADE: Fornecer em quantidades suficientes alimentos com todos os nutrientes indispensáveis à boa saúde.

    c) LEI DA HARMONIA: Manter equilíbrio entre a ingestão de alimentos e a quantidade necessária ao organismo que recebe, respeitando a distribuição de nutrientes e o seu valor energético total (VET).

    d) LEI DE ADEQUAÇÃO: Adequar a alimentação aos diversos fatores que interferem na alimentação do indivíduo, como: idade, peso, altura, atividade física e de trabalho, sexo, poder aquisitivo, gasto energético, estado fisiológico (gestante, nutri, criança, idoso, enfermo) e coletividade.

  • As leis da Alimentação são: Adequação, Quantidade, Qualidade e Harmonia

  • As 4 leis são: quantidade, qualidade, harmonia e adequação