-
Estão corretos apenas os ítens II, III, IV
O ítem I tá errado, pois criptografar dados é uma medida de segurança ! Criptografar é o ato de codificar dados em informações aparentemente sem sentido, para que pessoas não consigam ter acesso !
O ítem V tá errado, pois usuários com computadores infectados podem enviar e-mails automaticamente espalhando vírus para seus contatos.
-
Spyware – Talvez a melhor descrição para spyware seja um software de dupla personalidade. Ele reside no disco rígido de seu computador e normalmente tem um conjunto prático e atrativo de funções primárias. Essa funcionalidade principal não tem nada a ver com espionagem. Ela pode ser um utilitário, um tocador de MP3 ou algum tipo de jogo e normalmente é oferecida gratuitamente, um freeware. O problema é que, além de suas funções primárias, o spyware também tem um segundo, menos evidente, componente. Esse segundo componente recolhe informações sobre os seus hábitos computacionais e envia essa informação para o editor do software pela Internet. Como essa ação secundária geralmente ocorre sem o seu conhecimento, um software com esse tipo de funcionalidade dual passa a ser chamado de spyware.
Firewall
Os Firewalls agem como portas que permitem a algumas conexões entrar ou sair da rede, enquanto bloqueia as demais. Normalmente, as conexões originadas de dentro da rede são permitidas, enquanto as originadas de fora da rede são bloqueadas;
"Antigamente, paredes de tijolos eram construídas entre construções em complexos de apartamentos de forma que se ocorresse um incêndio ele não poderia se espalhar de uma construção para a outra. De uma forma completamente natural, as paredes foram chamadas de firewall".
Em redes de computadores, firewalls são barreiras interpostas entre a rede privada e a rede externa com a finalidade de evitar intrusos (ataques); ou seja, são mecanismos (dispositivos) de segurança que protegem os recursos de hardware e software da empresa dos perigos (ameaças) aos quais o sistema está exposto. Estes mecanismos de segurança são baseados em hardware e software e seguem a política de segurança estabelecida pela empresa.
-
Alguém pode me explicar por que a II está correta? Já que vírus não são programas e sim códigos que se agragam a arquivos hospedeiros.
-
Letra D. A afirmação I está errada porque as operações que envolvem dados sigilosos devem ser realizadas em sites que utilizam a criptografia de dados. O item V está errado porque devemos nos preocupar com os anexos, executando um antivírus nos arquivos recebidos, mesmo que sejam de remetentes confiáveis. O item II está correto, porque os vírus são programas de computador maliciosos, criados com o intuito de atacar determinado alvo. O item III esta correto, porque o firewall filtra o tráfego de entrada e saída do computador conectado a uma rede. O item IV está correto porque os spywares são espiões que monitoram as atividades do usuário.
-
Concordo com Priscila, a questão II deveria estar errada.
-
Querida Priscila
Em informática, um vírus de computador é um software malicioso que vem sendo desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário, executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives,CDs e outros. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem correções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente. Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.
O vírus é um software pois todo software nada mais é do que uma linha de comando que precisa ser ativada.
-
d) Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
-
vírus, no sentido geral, é um programa capaz de se replicar, executando atividades maliciosas no computador.
-
VÍRUS
↳ É um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.
➥ Em outras palavras, são programas de computadores criados para se replicar, espalhar e atacar programas ou arquivos.
- Normalmente vírus são arquivos executáveis (.exe).
[...]
CLASSIFICAÇÕES:
1} Vírus Polimórfico
↳ Também conhecido como Vírus Mutante, é capaz de assumir múltiplas formas a cada infecção com o intuito de burlar o software de antivírus
↳ Ele muda sua assinatura, mantendo suas funcionalidades e alterando apenas o seu padrão de bits (tamanho)
↳ A assinatura é uma característica utilizada pelos antivírus para definir a sua presença.
- Pode ser um nome, um comportamento ou o tamanho do vírus
2} Vírus Metamórfico
↳ Se transforma a cada infecção, mas que se reescreve completamente a cada infecção
↳ Pode mudar seu tamanho e comportamento
↳ Aumenta-se cada vez mais a dificuldade de detecção a medida que vai se alterando.
[...]
[O vírus pode ser divido em 3 partes]
1} mecanismo de infecção ou vetor – meios pelos quais o vírus se propaga;
2} mecanismo de ativação – quando ou o que ativa a liberação da carga útil;
3} carga útil em si – o código malicioso que definirá a ação do vírus.
[...]
[TIPOS DE VÍRUS]
- Vírus de script: Auto Executável. ✓
- Hoax: Boato qualquer. ✓
- Stealth: Torna o malware invisível. ✓
- Vírus de Macro: Desabilita funções, códigos executáveis. ✓
[...]
QUESTÃO PRA SE FAMILIARIZAR
↳ O mecanismo de infecção do vírus permanece inerte enquanto o arquivo infectado não for executado. Ao ser executado, o código malicioso é transferido para outro arquivo, propagando a infecção. CERTO ☑
[...]
RESUMO
Vírus → PROPAGA cópias de si mesmo → DEPENDE de execução.
♪ ♫ ♩ ♫
...o WORM é um verme autorreplicante,
nem carece de hospedeiro e ataca num instante;
já o VÍRUS apresenta uma função basilar,
necessita de hospedeiro pra poder se propagar... ♪ ♫ ♩ ♫
[...]
____________
Fontes: Tech tudo; Questões da CESPE e Quadrix; Colegas do QC.
-
Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):
(I) Errado. Na verdade, é ideal que utilize a criptografia de dados;
(II) Correto. Vírus realmente podem se autocopiar e podem ser combatidos por antivírus;
(III) Correto. Firewall Pessoal realmente controla tráfego de entrada/saída de dados permitindo/negando de acordo com a política de segurança da organização;
(IV) Correto. Spywares realmente coletam informações sem permissão. Além disso, alguns tipos de vírus podem utilizar spywares para roubar informações confidenciais;
(V) Errado. Deve haver preocupação inclusive com e-mails recebidos de pessoas confiáveis (essa pessoa pode ter sido infectada com algum software malicioso).
Letra D