SóProvas


ID
2355556
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A intolerância à lactose resulta da incapacidade ou da diminuição da capacidade do organismo de digerir a lactose. É uma síndrome clínica composta por um ou mais dos seguintes sintomas: dor abdominal, diarreia, náusea, flatulência e/ou distensão abdominal após a ingestão de lactose ou de produtos alimentícios contendo lactose. Ocorre pela deficiência ou ausência da enzima lactase, que é a responsável por decompor a lactose, um dissacarídeo em unidades mais simples. É correto afirmar que essa enzima é produzida no

Alternativas
Comentários
  • Esta errado ,pois o intestino delgado não produz enzimas ,a enzima atua sim no intestino delgado, pois não é produzido no mesmo.
  • Gabarito D

    Produzida no intestino delgado faz parte do suco entérico. O suco entérico, produzido pela parede do intestino delgado libera maltase, lactase, sacarase e peptidase.

  • A lactose, o açúcar predominante presente no leite e laticínios, é decomposta pela enzima lactase, produzida por células do revestimento interno do intestino delgado. A lactase decompõe a lactose, um açúcar complexo, em seus dois compostos: glicose e galactose. Posteriormente, esses açúcares simples são absorvidos pela parede intestinal e entram na corrente sanguínea. Sem lactase, a lactose não pode ser digerida nem absorvida. A elevada concentração de lactose resultante drena líquido para o intestino delgado, provocando diarreia aquosa. Em seguida, a lactose chega ao intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, produzindo gases que causam flatulência, distensão e cólicas abdominais.


    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia


    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

    www.msdmanuals.com

     
  • Autor: Anita Salvadori Randi, Enfermeira Judiciária - TJSP, Mestre em Enfermagem - UNICAMP, de Segurança e Saúde no Trabalho, Enfermagem


    A lactose, o açúcar predominante presente no leite e laticínios, é decomposta pela enzima lactase, produzida por células do revestimento interno do intestino delgado. A lactase decompõe a lactose, um açúcar complexo, em seus dois compostos: glicose e galactose. Posteriormente, esses açúcares simples são absorvidos pela parede intestinal e entram na corrente sanguínea. Sem lactase, a lactose não pode ser digerida nem absorvida. A elevada concentração de lactose resultante drena líquido para o intestino delgado, provocando diarreia aquosa. Em seguida, a lactose chega ao intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, produzindo gases que causam flatulência, distensão e cólicas abdominais.



    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia



    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.