SóProvas


ID
2355559
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As técnicas corretas de limpeza devem fazer parte dos princípios de qualquer instituição de saúde para se evitar contaminações e disseminação de infecções. De acordo com a ANVISA (2012), “para que a limpeza atinja seus objetivos, torna-se imprescindível a utilização de produtos saneantes (...)”. Os detergentes são saneantes que têm um efetivo poder de limpeza tendo a função de remover tanto sujeiras hidrossolúveis quanto aquelas não solúveis em água por conter em sua composição:

Alternativas
Comentários
  • surfactante

  • Letra b

    Surfactantes ou tensoativos são substâncias utilizadas para limpeza em geral, pois conseguem “envolver” sujeira e retirá-la junto com a água, através de um processo chamado emulsificação.

    Analisando melhor a química dessas substâncias, vemos que elas são constituídas por longas cadeias carbônicas (hidrofóbicas) com um grupo hidrofílico em uma de suas extremidades. Essa propriedade permite ao surfactante interagir tanto com substâncias polares (água) quanto com as apolares (sujeira).

  • Após uma concentração crítica, as moléculas do surfactante na solução passam a se agregar sob a forma de micelas 

    Segundo o 

    Para que a limpeza atinja seus objetivos, torna-se imprescindível a utilização de produtos saneantes, como sabões e detergentes na diluição recomendada. Em locais onde há presença de matéria orgânica, torna-se necessária a utilização de outra categoria de produtos saneantes, que são os chamados desinfetantes.

    A limpeza consiste na remoção das sujidades depositadas nas superfícies inanimadas utilizando-se meios mecânicos (fricção), físicos (temperatura) ou químicos (saneantes), em um determinado período de tempo (BASSO, 2004). Independentemente da área a ser higienizada, o importante é a remoção mecânica da sujidade e não simplesmente a passagem de panos úmidos para espalhar a sujidade. O uso de desinfetantes limita-se à presença de matéria orgânica, utilizando-se o tratamento da superfície estabelecido pelo SCIH.

    Desinfecção: remoção de agentes infecciosos, na forma vegetativa, de uma superfície inerte, mediante a aplicação de agentes químicos ou físicos.

    Desinfetante: são agentes químicos capazes de destruir microrganismos na forma vegetativa em artigos ou superfícies, sendo divididos segundo seu nível de atividade em: alto nível, mé- dio nível ou nível intermediário e baixo nível.

    Detergente: todo produto que possui como finalidade a limpeza e que contém na sua formulação tensoativos que reduzem a tensão superficial da água, facilitando sua penetração, dispersando e emulsificando a sujidade.

    Limpeza: consiste na remoção das sujidades mediante aplicação de energias química, mecâ- nica ou térmica em um determinado período de tempo. Pode ser: – Química – ação de produtos saneantes com a finalidade de limpar por meio da propriedade de dissolução, dispersão e suspensão da sujeira. – Mecânica – ação física aplicada sobre a superfície para remover a sujeira resistente à ação do produto químico (esfregar, friccionar, escovar). – Térmica – ação do calor que reduz a viscosidade da graxa e da gordura, facilitando a remoção pela ação química.

    Produtos Saneantes: substâncias ou preparações destinadas a higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos e/ou públicos, em lugares de uso comum e no tratamento de água

    ANVISA, 2010.