Gabarito: Letra C.
De acordo com a ANVISA.
Art. 1º - Para efeitos desta Resolução são consideradas as seguintes definições:
III - Área crítica: aquela onde existe risco aumentado para desenvolvimento de infecções relacionadas à assistência, seja pela execução de processos envolvendo artigos críticos ou material biológico, pela realização de procedimentos invasivos ou pela presença de pacientes com susceptibilidade aumentada aos agentes infecciosos ou portadores de microrganismos de importância epidemiológica.
Ex.: salas de cirurgia, unidades de tratamento intensivo, salas de hemodiálise, leitos ou salas de isolamento, centrais de material e esterilização, bancos de sangue e área suja de lavanderia hospitalar.
IV - Área não-crítica: aquela onde o risco de desenvolvimento de infecções relacionadas à assistência é mínimo ou inexistente, seja pela não realização de atividades assistenciais, ou pela ausência de processos envolvendo artigos críticos e semi-críticos, exceto quando devidamente embalados e protegidos.
Ex.: escritórios, almoxarifados, salas administrativas, corredores, elevadores.
V - Área semi-crítica: aquela onde existe risco moderado a baixo para desenvolvimento de infecções relacionadas à assistência, seja pela execução de processos envolvendo artigos semi-críticos ou pela realização de atividades assistenciais não invasivas em pacientes não críticos e que não apresentem infecção ou colonização por microrganismos de importância epidemiológica.
Ex.: enfermarias, consultórios, área limpa de lavanderia hospitalar.
Complementando
Espero ter ajudado a dirimir a dúvida.
De acordo com o Informe Técnico Central de Material-Limpeza, Desinfecção e Esterilização.
A classificação de áreas críticas, semicríticas e não críticas é feita de acordo com o risco de aquisição de infecção por clientes e profissionais. Este risco é determinado pelo volume de matéria orgânica presente no ambiente, o grau de susceptibilidade do indivíduo e o tipo de procedimento realizado.
Considerando que os procedimentos realizados em Unidade Básica de Saúde – UBS e Ambulatórios são de baixa invasão as áreas podem ser classificadas como áreas semicríticas e áreas não críticas.
Dessa maneira a classificação de ambulatórios em áreas semicríticas ou áreas não críticas vai depender:
volume de matéria orgânica presente no ambiente,
o grau de susceptibilidade do indivíduo
e o tipo de procedimento realizado.