A questão traz as seguintes informações: Que o sujeito tal apresenta: náuseas antes de um evento qualquer (chegada do marido).O profissional responsável pela avaliação do caso não identifica causa física e inferi que as causas são sintomas mistos de origem psicológica inconsciente.
Quando partimos para as alternativas descartamos de cara a Síndorme do Pânico, pois não há sintomas mínimos que possam dar indícios de tal síndrome, os principais sintomas são medos(perda do controle, enlouquecer, morrer), taquicardia, sudorese etc.O transtorno de humor , também é descartado pois não há nehum tipo de mudança de humor no caso.
Uma possível resposta seria a Ansiedade Generalizada, pois Indivíduos com transtorno de ansiedade generalizada preocupam-se com múltiplos eventos, situações ou atividades, apenas uma das quais pode envolver a própria saúde. O foco principal geralmente não está em sintomas somáticos ou no medo de doença, como no transtorno de sintomas somáticos(somatoformes são agora referidos como transtorno de sintomas
somáticos e transtornos relacionados na classificação do DSM-5).
Portanto, essa questão poderia ser anulada, pois os sintomas do enunciado não estão relacionados com medo de uma doença ou sintomas corporais, aliás diz que estão relacionados a um evento (chegada do marido).Para mim, caberia como resposta a alternativa "D"
Há pouca informação para afirmar que se trata de um transtorno somatoforme (hoje chamado de "transtorno de sintomas somáticos" pelo DSM-V). Como bem destacado no comentário de Cléber, para se obter com clareza o diagnóstico de transtorno somatoforme é necessário que o paciente manifeste níveis elevados de preocupação a respeito de doenças, o que de maneira alguma fica claro pelo texto, exceto na busca por médicos, que é sim uma das características de indivíduos identificados com este transtorno, porém estes indivíduos temem a doença a tal ponto que ela se torna central em sua vida. É difícil afirmar que se trata disso, portanto partimos para um diagnóstico diferencial no qual o transtorno de sintomas somáticos e o transtorno de ansiedade generalizada se configuram ambos como possibilidade. A diferença reside no fato de que, no caso do transtorno de ansiedade, a preocupação com a doença não se constitui central na vida sujeito, senão como apenas uma das preocupações. Neste caso, a resposta mais adequada seria D, e não C.