SóProvas


ID
2355976
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Gestante chega ao pronto-socorro com sangramento intenso associado à dor em baixo ventre. Trata-se de uma primigesta com 35 semanas de gestação. Relata que a dor iniciou de maneira abrupta.” Dentre as situações apresentadas, assinale a mais compatível com este quadro clínico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    De acordo com o artigo Descolamento prematuro da placenta.Rev. Assoc. Med. Bras. vol.52 no.3 São Paulo May/June 2006

     

     

    Descolamento prematuro de placenta ( DPP )

     

     

    Características

     

    É conceituado como a separação inopinada, intempestiva e prematura da placenta implantada no corpo do útero, depois da 20ª semana de gestação.

     

    Dor localizada no fundo do útero ( baixo ventre ), repentina e intensa, seguida da perda sangüínea.

     

    Ao exame físico geral, a paciente prefere o decúbito lateral homônimo ao lado da implantação placentária (sinal de Hastings de Mello e Ivan Figueiredo).

     

    Pode haver sinais de estado hipovolêmico e a pressão arterial pode até mostrar-se em níveis normais, e não elevados, em função dessas alterações.

     

  • Deslocamento Prematuro da Placenta: Separação intempestiva da palcenta do seu sítio de implatação uterina antes do nascimento do feto, é responsável por altos índices de mortalidades perinatal e materna. O sangue fica represado e se coagula atrás da placenta, caracterizando o hematoma retroplacentário. Sintomas: dor abdominal súbita, perda sanguínea de cor vermelho-escuro , o sangramento às vezes pode ser oculto. Ao exame obstétrico: o útero escontre-se hipertônico, doloroso, sensível às manobras palpatórias, BCF pode estar alterados ou ausentes.