SóProvas


ID
2356450
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A dor abdominal constitui um dos sinais de alarme que orientam a classificação de risco e o manejo do paciente com suspeita ou com diagnóstico de dengue. Incialmente, a dor pode ser caracterizada por desconforto intenso e prolongado podendo ser localizada no(a):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com o artigo Dengue: uma nova abordagem.Rev. Soc. Bras. Med. Trop.2000

     

     

     

    Dengue clássico: o quadro inicia-se subitamente com febre alta, acompanhada de cefaléia intensa, que pode ser retro-orbital e/ou holocraniana. Acompanham o quadro mialgia intensa e generalizada e, algumas vezes, artralgias. O exantema do dengue surge por volta do terceiro ou quarto dia da doença, sendo mais comum nas extremidades, podendo apresentar-se em todo o corpo. Mostra-se característico da doença o prurido intenso na fase de remissão do exantema.

     

    A dor abdominal no hipocôndrio direito, raramente acompanhada de hepatomegalia, ocorre em pequena parcela dos casos. Náuseas e vômitos também podem surgir no início do quadro e algumas vezes o paciente apresenta diarréia. Linfoadenomegalia e esplenomegalia são raras. Na fase de convalescença o paciente pode apresentar astenia e depressão por um período de um a dois meses. Há relatos também de distúrbios psiquiátricos.