SóProvas


ID
2356612
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CFESS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Leia a correspondência a seguir.
À Secretaria de Trânsito do Município de Serrariano – SR
Rodrigo Carlos Machado, brasileiro, solteiro, lenhador, inscrito no CPF sob o número 123.456.789-12, residente e domiciliado à Rua dos Bosques, nº 181 – Jardim do Bosque, nesta cidade, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Senhoria, solicitar a colocação de um quebra-molas em seu bairro, em frente ao Colégio Municipal, tendo em vista que o trânsito de veículos flui em velocidade elevada no local, colocando em risco a integridade física dos pedestres, especialmente das crianças que frequentam aquele estabelecimento de ensino.
Trata-se de uma correspondência do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Um ofício é uma correspondência oficial, enviada normalmente a funcionários ou autoridades publicas. O ofício é o tipo mais comum de correspondência oficial expedido por órgãos públicos ou privados, em objeto de serviço. Seu destinatário, no entanto, além de outro órgão público, pode ser também um particular.

  • OFICIO – fórmula pela qual os agentes administrativos se comunicam formalmente;

     

    ORDEM DE SERVIÇO– fórmula usada para transmitir determinação aos subordinados quanto à maneira de conduzir determinado serviço, no que respeita aos aspectos administrativos e técnicos. Ao invés desta fórmula, as ordens por vezes são veiculadas por via de circular. A expressão também é usada para indicar a alguém que pode iniciar a obra, o fornecimento ou o serviço que contratara com a Administração Pública;

     

    PARECER – fórmula pela qual se exterioriza manifestação opinativa de um órgão consultivo, expendendo sua apreciação técnica sobre o que lhe é submetido;

     

  • Eu sabia que o Ofício era uma forma de a Adm Púb se comunicar entre órgãos públicos e também com os entes privados, mas eu jamais li que um popular poderia escrever ao ente público para solicitar serviços sob a forma de um Ofício. Essa é nova pra mim.

  • isso me parece mais um requerimento

  • Na verdade não é oficio é requerimento!  

  • É uma correspondência externa normalmente emitida por órgãos públicos para outros órgãos públicos e particulares. Porém, em alguns casos, será o meio que o particular utilizará para comunicar-se com os próprios órgãos públicos.

    Tipos de Ofícios:

    Oficio de solicitação: Documento com demandas de providências, de informações, de materiais ou proposta de acordo, entre outros fins sobre temas diversos. O foco é o pedido que você ou sua empresa vai apresentar ao órgão público em questão.

    Ofício de comunicação: Correspondência de caráter meramente informativo, como informar a quitação de um débito, a solução de um problema previamente notificado ou formalizar algum tipo de medida adotada.

    Oficio de pedido ou requerimento: Semelhante ao de solicitação, segue modelos mais padronizados conforme o caso.

    Ofício jurídico: Documento destinado ao Judiciário, como tribunais de Justiça, Ministério Público ou mesmo advogados ou representantes legais de outra partes (o advogado de outra pessoa). Neste último caso, trata-se de uma correspondência extra-judicial.

    Ofício para pedir patrocínio: Correspondência dedicada a solicitar aporte de recursos a um projeto, evento ou ação.

    Fonte:Destino Negócio

    Mas, por que um ofício e não um requerimento?

    Um requerimento ou petição é um expediente que pode ter a mesma finalidade do ofício, quando emitido por particular, ou seja, solicitar algo. Porém, aquilo que é solicitado por requerimento é algo que vai ter amparo de lei; logo não há discricionariedade da autoridade pública quanto ao seu atendimento ou não; ao passo que, aquilo que for solicitado em ofício nem sempre será atendido ou liberado pela autoridade pública.

  • GABARITO: A

    Trata-se de ofício (era expedido para e pelas demais autoridades e entre órgãos e particulares). Atenção para a nova edição do manual, a qual extinguiu o aviso, o ofício e o memorando. Agora o padrão é ofício nas três hipóteses.

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou". - Baltasar Gracián.

    Bons estudos!

  • essa questão está equivocada, jamais um popular pode emitir ofício para um órgão público. o que vale é o inverso,as pessoas estão confundindo colocando essa justificativa na resposta
  • Se isso não deveria ser um Requerimento então não sei de mais nada, preciso nascer de novo pra começar a aprender tudo de novo, essas bancas criam pelo na casca do ovo pra todo mundo ficar intrigado