Resposta da Banca após recursos nesta questão:
------
A questão busca verificar o conhecimento relativo ao item do conteúdo programático: Estrutura organizacional, as grandes áreas funcionais de unidades informacionais, mais especificamente sobre os critérios utilizados para a criação de departamentos ou divisões em bibliotecas. De acordo com MACIEL, A.C; MENDONÇA, M.A.R. (2006,) existem diferentes critérios para se criar departamentos ou divisões. As autoras mencionam funções, territórios, produtos, processos, clientes e ainda afirmam que “Na prática, a maior parte das organizações utilizam uma configuração combinada, ou mista, aproveitando total ou parcialmente as formas de organização mencionadas” Também CHIAVENATTO (2003) conceitua a estrutura organizacional mista como sendo a combinação de duas formas de departamentalização.
A configuração da estrutura de uma biblioteca em setores é feita em decorrência das necessidades de organização do trabalho e quando uma biblioteca adota uma estrutura utilizando ou combinando mais de um critério essa configuração é considerada mista. O enunciado da questão solicita que seja assinalada a alternativa que indica os setores de uma biblioteca especializada que adota departamentalização mista... para responder corretamente a questão é necessário também ter o conhecimento das atividades realizadas nas bibliotecas. As alternativas B e C indicam agrupamentos feitos por função e a alternativa A por territórios.
A única alternativa que combina, dois critérios é a D: Formação do Acervo, Processamento Técnico (função) e Livros, Periódicos, Obras Raras (produtos). Assim, a alternativa C deve ser assinalada. Note-se que nessa alternativa não é utilizado o critério relativo à função atendimento ao usuário que é substituído por critério relativo aos produtos oferecidos para satisfazer a demandas dos usuários. Fica clara que a segmentação em Livros, Periódicos, Obras Raras contempla materiais que usualmente tem padrões de utilização diferenciados. Os recursos argumentam que o gabarito está incorreto e justificam apresentando conceitos de configuração mista que coincidem com os acima citados, Citam ainda exemplos de organogramas retirados de MACIEL, A.C. MENDONÇA, M.A.R. (2006) e de outros autores que apresentam estrutura diferente da indicada na questão. Deve-se ressaltar que os organogramas apresentados constituem apenas exemplos de configurações e não esgotam todas as diferentes possibilidades de estrutura e de organização do trabalho em bibliotecas. Face ao exposto, o gabarito foi mantido.
Fontes: MACIEL, A.C. ; MENDONÇA, M.A.R. Bibliotecas como organizações. 1. ed. rev. Rio de Janeiro: Interciência, 2006. p 69 a 75 CHIAVENATO,I.Introdução à teroria geral da administração:uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.