A alternativa A vem de outra definição acerca da biblioteca digital, mencionada por Tammaro e Salarelli (2008, p. 119):
" Uma das melhores definições de biblioteca digital foi formulada pela comunidade de pesquisadores sobre biblioteca digital e empregada no Workshop on Distributed Knowledge Work Environments, em Santa Fe (EUA), em 1997:
[...] o conceito de 'biblioteca digital' não é simplesmente equivalente ao de uma coleção digitalizada dotada de instrumentos de gestão da informação. É, antes, um ambiente que reúne coleções, serviços e pessoa para apoiar todo o ciclo vital de criação, disseminação, uso e preservação de dados, informação e conhecimento."
Esta definição, surgida no mundo da ciência da informação, identifica três componentes essenciais da biblioteca digital:
- a coleção
- os serviços de acesso
- o usuário do serviço, no espaço que a biblioteca digital procura organizar "
TAMMARO, Anna Maria; SALARELLI, Alberto. Conversações sobre a biblioteca digital. In: TAMMARO, Anna Maria; SALARELLI, Alberto. A biblioteca digital. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. p. 111-142.
Já a alterniva C, correta, vem de Sayão (2009, p. 15), e é mais "interpretativa" do que literal:
"Bibliotecas digitais são organizações (instituição) que disponibilizam os recursos; incluindo pessoal especializado (profissional encarregado de executar as ações), para selecionar, estruturar, oferecer acesso intelectual, interpretar, distribuir, preservar a integridade e assegurar (ações envolvidas) a persistência ao longo do tempo de coleções de trabalhos digitais, de forma que eles estejam pronta e economicamente disponíveis para uso de uma comunidade definida ou um conjunto de comunidades (usuários)"
SAYÃO, Luís Fernando. Afinal, o que é biblioteca digital. Revista USP, São Paulo, n.80, p. 6-17, dezembro/fevereiro 2008-2009. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i80. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13709. Acesso em: 31 jul. 2021.
Opinião pessoal: questão boa.