SóProvas


ID
2357569
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é uma das afecções mais frequentes na prática médica. A enfermidade agrupa sob a mesma denominação apresentações clínicas tão distintas como a pirose ocasional, a tosse crônica e a asma refratária e, no plano diagnóstico, condições endoscópicas muito variadas, como, de um lado, a ausência de lesão e, de outro, a presença de complicações importantes, como o esôfago de Barrett. De acordo com a classificação endoscópica de Savary-Miller modificada, o grau 3 corresponde a

Alternativas
Comentários
  • GRAU I ou LEVE : erosões ou traços vermelhos não confluentes na porção distal do esôfago. As formas podem ser longitudinal, triangular ou oval. Podem ser cobertas por fino exsudato branco e serem únicas ou múltiplas.

    GRAU II ou MODERADA : erosões múltiplas confluentes não atingindo toda circunferência do órgão.

    GRAU III ou INTENSA : o processo inflamatório se estende em toda a circunferência do esôfago, porém não causando estenose. Pode acompanhar edema, eritema, friabilidade e sangramento.

    GRAU IV ou COMPLICADA : corresponde às formas crônicas complicadas, como diminuição da luz do órgão e/ou úlceras e/ou Barrett.