A questão aborda a relação entre o eixo hipotálamo -hipófise -adrenal (HHA), estresse e doenças, e traz uma afirmação de que níveis alterados de cortisol estariam relacionados com a desregulação desse eixo HHA e depressão. O cortisol é um hormônio que é sintetizado pelas glândulas suprarrenais, logo acima dos rins. Esse hormônio auxilia o organismo no controle do estresse, ajuda na redução de inflamações, no funcionamento do sistema imunológico e no equilíbrio do açúcar e da pressão arterial. Se os níveis de cortisol estiverem aumentados por conta do estresse, por exemplo, pode ocorrer da glândula suprarrenal se desgastar e não mais funcionar corretamente, desregulando o eixo HHA com a liberação excessiva de hormônios. Mas se os níveis de cortisol caem, o hormônio adrenocorticotrófico estimula a sua produção e liberação novamente. A desregulação dos altos níveis de cortisol podem causar diabetes, osteoporose, depressão, colesterol alto, hipertensão, entre outros. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.
Embora exerça efeitos anti-inflamatórios e imunossupressores em tratamentos terapêuticos, já é bem documentado o fato de que níveis alterados de cortisol estão relacionados à desregulação do eixo HHA e ao desenvolvimento da depressão.
O cortisol, mesmo tendo efeitos benéficos, pode ser relacionado à desregulação do eixo HHA se estiver muito acima do normal, podendo desenvolver depressão e outras doenças.
Gabarito do professor: CERTO.