SóProvas


ID
2358289
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A inter-relação entre os sistemas nervoso e endócrino humano foi uma das grandes descobertas da ciência, mostrando a existência de um “diálogo” entre esses dois sistemas mediado por substâncias biológicas, como neurotransmissores e hormônios. Esse conhecimento vem mobilizando grupos de cientistas de diversos países a investigar a relação entre o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA), estresse e doenças, como ansiedade e depressão. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

Caso duas pessoas se envolvam em uma discussão com ofensas verbais entre si, as reações fisiológicas em resposta a esse estímulo estressor que essas pessoas poderiam ter incluem a ativação do eixo HHA e o aumento na liberação do hormônio adrenocorticotrópico (ACTH) e do cortisol na corrente sanguínea.

Alternativas
Comentários

  •  O eixo Hipotálamo Hipófise Adrenal (HHA) atua na regulação de respostas a circunstâncias adversas, modulando o metabolismo de carboidratos, proteínas, e lipídios, proporcionando excitabilidade do córtex cerebral, além de produzir efeitos anti-inflamatórios e supressão da resposta imune. (Guyton & Hall, 2006; Costanzo, 2011, Oakley & Cidlowski, 2011).


  • O cortisol em excesso causa a síndrome de Cushing, atua no metabolismo dos hidratos de carbono, proteínas e gorduras. O cortisol inibe a produção de proteínas. Quando a pessoa está muito estressada, a adeno-hipófise ativa, por meio da corticotrofina (ACTH), a produção de cortisol, que atua no auxílio de tecidos lesados, diminuindo o estresse. Porém, o aumento de cortisol inibe a produção de proteínas, o que explica o mal-estar físico que sentimos durante o estresse.