SóProvas


ID
2358838
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A utilização de estrutura metálica nos edifícios não industriais no Brasil é bastante recente. O país ainda carece de “um domínio satisfatório das interfaces entre a execução de concreto armado e a de aço” (Rebello, 2007, p. 109). Rebello destaca, também, que “os edifícios baixos e os altos apresentam a mesma solução estrutural quanto aos seus planos horizontais (lajes e vigas)”. “A diferenciação ocorre nos planos verticais, em que soluções especiais devem ser previstas para os edifícios altos, em razão das forças horizontais do vento” (idem, p. 110). A respeito da utilização de estrutura metálica em edifícios residenciais e comerciais, e suas especificidades referentes à compatibilização entre a execução de concreto armado e a de aço, bem como os aspectos relacionados ao contraventamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) De fato, as lajes maciças comportam-se como placas horizontais de grande rigidez, e travam horizontalmente a estrutura do edicício, impedindo deformações nos planos horizontais não garantidas apenas pela rigidez do vigamento.

    b) As lajes maciças apresentam maior vantagem econômica quando são utilizadas de maneira integrada às vigas também em concreto. O aço é bem resistente a tração, o que não ocorre com o concreto.

    d) Por apresentarem momento fletor nos pilares, os pórticos rígidos são bem mais caros que o uso de outras estruturas de travamento, como o contraventamento em X, por exemplo, pois, naqueles casos, os pilares (normalmente projetados para suportar compressão e flambagem) são projetados mais robustos, visando impedimento dos espforços de flexão, proporcionada pela amaração com os pórticos.

  • A incorporação às vigas metálicas é feita em lajes moldadas in loco, faz-se a instalação das vigas e deixa-se, acima delas, um conector que será concretado junto com a laje, garantindo, dessa forma, a incorporação. Após a montagem das vigas com seus respectivos conectores, monta-se as formas, e em seguida realiza-se a concretagem.

    Por isso a letra C está incorreta.

     

  • sobre a letra C:

    (Rebello Y. C., 2007)

    A laje pré é pouco utilizada em obras de maior porte ou em edifícios verticalizados, pois não apresenta as vantagens de incorporação às vigas metálicas. Frente ao aço, seu uso torna-se muito artesanal. Por outro lado, em obras residenciais ela tem um uso bastante corriqueiro, principalmente pela questão econômica.

    O tipo de laje pré mais interessante para uso em estruturas metálicas é a denominada “pré laje”. Essa laje é composta de vigotas semelhantes às das lajes pré-moldadas convencionais, havendo apenas a eliminação das lajotas de enchimento entre as vigotas. Isso permite que as vigotas possam ser dispostas lado a lado, resultando que após o enchimento da capa de concreto a laje torne-se maciça, possibilitando, inclusive, armação em duas direções. Esse tipo de laje pode ser incorporado ao perfil de aço para obtenção de vigas mistas.