SóProvas


ID
2359297
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A têmpera é um tratamento térmico feito nos aços que tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione algumas propriedades que melhoram, principalmente, a sua resistência mecânica. Neste tratamento térmico, onde há um aquecimento até a temperatura de austenização e, posteriormente, um resfriamento brusco, obtém-se uma microestrutura predominantemente de martensita. Em relação às condições de têmpera citada anteriormente, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO - Há surgimento, em alguns aços, de estrutura HC. A formação da martensita condiciona à formação de uma estrutura HC.

    b) ERRADO - A dureza é aumentada e a ductibilidade diminuída;

    c) ERRADO - O material tem sua capacidade de absorver energia até a fratura (tenacidade) diminuída juntamente com a ductibilidade;

    d) CORRETO

  • Creio que há um equívoco aí Vinícius...

    A martensita é TCC por regra, sempre!!!!!

    O que ocorre é que a martensita não-revenida, ao iniciar o processo de revenido, transforma-se num tipo especial de martensita de baixo carbono, mais um precipitado de carbeto metaestável, chamado carbeto épsilon, cuja estrutura é hexagonal compacta (HC). Com o posterior aquecimento, a estrutura então muda para ferrita e cementita finamente divididas.


    veja a literatura falando sobre o tema:

    Entre 80 e 250 ºC há a diminuição da dureza do material, devido à precipitação de finos carbonetos ricos em ferro metaestáveis, usualmente carbonetos épsilon nas discordâncias e nos contornos de martensita lenticular

    (SHERMAN et al., 1983; PORTER et al., 2009). Na medida em que

    aumenta a precipitação, a martensita se empobrece até aproximadamente 0,25% de carbono, ocorrendo então a perda da tetragonalidade da martensita (HEINRICH, 1975).


    Então veja, não podemos cometer um equívoco monstruoso na hora da prova de achar que a martensita condiciona a estrutura HC. São os carbonetos épsilon que possuem essa estrutura e isso só ocorre na etapa de início do revenimento!!!!!


    o comando da questão faz menção à martensita PURA, logo TCC!!!!!!!!

  • Para que os tratamentos térmicos do aço tenham efeito, este deve ser levado à zona de austenitização, o que é feito pelo aquecimento a 727 °C. Logo, a estrutura muda da ferrita (CCC, com solubilidade máxima de 0,77% de C) para a austenita (CFC, com solubilidade máxima de carbo de 2,11%). Essa maior solubilidade de carbono é o que permite o aumento da dureza. Necessário mencionar que a martensita possui estrutura tetragonal compacta.