SóProvas


ID
2360110
Banca
IADES
Órgão
SUDAM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia

A forte miscigenação da população da Região Norte do Brasil contribui, de forma significativa, para a grande diversidade cultural e artística verificada em seus estados.

Em um dos estados da Amazônia Legal, destaca-se o artesanato com capim dourado, planta exclusiva desse estado. Na produção dos artesanatos, são confeccionados mais de 50 produtos. O estado em tela é

Alternativas
Comentários
  • TOCANTINS

  • Como que eu vou saber isso?

  • Manejo sustentável do capim dourado e do buriti é tema de seminário

    A política de uso sustentável do capim dourado e do buriti será tema de debate do seminário que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizará no dia 4 de outubro, das 9 às 17 horas. Conhecido como o ouro do Tocantins, o capim dourado começou a ser colhido no dia 20 deste mês, com a tradicional cavalgada, uma festa que acontece na região do Jalapão para celebrar a data. O seminário será realizado no auditório do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em Palmas.

    O evento, que está em sua 8ª edição, destaca a matéria-prima utilizada na confecção de um artesanato bastante divulgado no Brasil e no exterior. É um momento especial que movimenta não somente a economia da comunidade do povoado Mumbuca, localizado no município de Mateiros, mas a cultura e a tradição de um povo, além das origens de um dos principais símbolos do Estado de Tocantins.

    Festa da Colheita

    A 8ª Festa da Colheita do Capim Dourado começou no último dia 16. A colheita oficial, que teve início do dia 20 passado, vai até o dia 20 de novembro. A festa envolve desde a colheita do capim dourado até a confecção dos produtos artesanais, além de comidas típicas, rodas de conversa, comercialização de artesanatos e apresentações culturais.

    A Política Estadual de Uso Sustentável do Capim Dourado e do Buriti visa o manejo sustentável destes recursos naturais no Estado do Tocantins, aliando a conservação do capim, do buriti e do Cerrado à melhoria da qualidade de vida dos artesãos e dos extrativistas. (Gilson Cavalcante / Governo do Tocantins).

  • No limite da Amazônia Legal, no Tocantins, na comunidade quilombola do Mumbuca, Ramom Morato acompanha a coleta de uma matéria-prima peculiar. Das veredas do Jalapão para as mãos de artesãos e artesãs, o capim dourado, que na verdade não é capim e sim uma planta da família das sempre-vivas, tem um grande valor ambiental, social e cultural para o Tocantins.