A
A privatização do ensino superior tem favorecido a formação acadêmica de assistentes sociais no campo da saúde mental, porque possibilitou a livre concorrência e a redução dos preços das mensalidades acompanhada da melhoria qualitativa do ensino universitário.
B
A universidade pública e gratuita deve proporcionar ao estudante uma formação especializada em saúde mental, posto que cada profissional tenha o seu nicho de atuação delimitado por área de competência privativa.
C
A efetividade da ação técnico-profissional nos programas de atendimento aos pacientes portadores de transtorno mental depende do conhecimento técnico especializado do profissional, em primeiro lugar; em segundo lugar, da disposição da família em participar do processo; em terceiro lugar, da adesão do paciente ao tratamento; e, em quarto lugar, da articulação com as demais políticas sociais.
D
O desafio da atuação profissional no campo da saúde mental reside no volume de demandas que apresentam zonas indeterminadas, em que as soluções prontas e acabadas são insuficientes, o que exige da equipe a capacidade de tomar decisões sob condições de incertezas.
E
Na área da saúde mental, a dimensão teórica deve sobrepujar a dimensão técnica e ética, a fim de balizar saberes e práticas.